logo-ge

Como decido em qual área da medicina me especializar?

Orientador profissional dá dicas para lidar com as dúvidas

Quero me formar em medicina, mas não sei em que área devo me especializar! Queria ficar na área de emergência, mas não teria tempo suficiente para a família! Qual seria a melhor opção? Clínica geral?

Sandy

A formação em medicina é extensa – 6 anos de graduação, além de outros 2 a 4 para residência ou especialização. Durante o curso, em geral a partir do 3º ano, os alunos iniciam o internato: parte das aulas são realizadas no ambiente hospitalar, em setores diversos e envolvem práticas gradativamente mais complexas por parte do estudante.

Nos últimos anos, com certeza você terá contato com o ambiente do pronto atendimento e emergência. Nos hospitais deve haver cardiologistas, ortopedistas (traumatologistas) e clínicos nos setores de emergência. Mas outros profissionais podem ser chamados imediatamente como neurologistas e gastroenterologistas e muitos outros.

Você também terá a oportunidade de conhecer cada especialidade a partir das matérias próprias à graduação. Por enquanto, você pode dirigir seu foco para a preparação para o vestibular em medicina, de longe o mais concorrido entre todas as carreiras.

Ao longo da formação você com certeza terá a possibilidade de construir a opção por sua especialidade, isto é, você não precisa definir a especialidade que vai atuar agora.