Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Há outros cursos que não Pedagogia que possibilitem o cuidado com crianças?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h56 - Publicado em 23 jun 2014, 13h16

Desde pequena, pensava em ser professora. Com o tempo, percebi que me dou bem com crianças e escolhi Pedagogia. Porém, o futuro da profissão às vezes me desanima. Para cuidar de crianças, tem necessidade de fazer Pedagogia? Além de Pediatria (já descartei Saúde), existiria algo a mais?
Enviado por Mariana

Há algumas profissões que possibilitam trabalhar diretamente com crianças.

Psicólogos podem se especializar no trabalho psicoterapêutico com crianças. Nesse caso utilizam uma estratégia denominada “ludoterapia” (terapia por meio da brincadeira). Seu objetivo não é promover diversão e entretenimento, mas intervir na forma como o cliente compreende suas experiências. Este profissional também pode atuar junto a instituições de atenção a crianças em situação de risco (casas de abrigamento) e junto a creches e escolas na área denominada Psicologia Educacional.

Para trabalhar como educador em pré-escolas e como professor de ensino fundamental I (1º a 5º ano) a formação exigida é em Pedagogia.

Terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e fisioterapeutas também podem se dedicar ao atendimento de crianças de forma a cuidar de suas necessidades ligadas a saúde, incluindo-se aquelas portadoras de necessidades especiais.

Artes Cênicas (teatro infantil) e Educação Física são outras possibilidades. Por exemplo, há pessoas denominadas recreacionistas que trabalham em clubes, acampamentos, centros públicos de cultura, esporte e lazer entre outros espaços.

Pesquise as profissões citadas e procure identificar de que forma gostaria de interagir com as crianças. Para uma escolha mais consciente, considere também outros fatores como campo e mercado de trabalho, conteúdo curricular dos cursos, ambientes de atuação profissional, expectativas de rendimento.

Leia mais:
– TESTE: Será que Pedagogia é para você?
– Conheça os 17 cursos de Ciências Sociais e Humanas

Continua após a publicidade
Publicidade