logo-ge

Humanas ou exatas?

Orientador profissional esclarece

Desde pequena gosto de exatas e sempre quis cursar Engenharia Aeronáutica e/ou Astronomia. Amo física e matemática, mas ao começar a estudar para o vestibular descobri uma paixão por história e geografia, principalmente pelas questões econômicas e políticas, além de facilidade para aprendê-las. Agora estou em dúvida se devo mudar de área ou se há algum curso que agregue tanto humanas quanto exatas.
Enviado por Rayssa Pereira Do Nascimento Mendes

Uma das principais formas que utilizamos para identificar nossos interesses profissionais é enxergar a faculdade como uma extensão dos estudos realizados até o ensino médio. Em outras palavras, identificamos as disciplinas que mais gostamos e procuramos cursos que, supostamente, deem continuidade a elas. Temos, no entanto, que considerar algumas questões: tais disciplinas têm caráter relativamente diferente quando desenvolvidas no nível superior, bem como as sínteses que buscamos nem sempre nos satisfazem.

Vamos a uma metáfora: muitas vezes gostamos muito de certos ingredientes (morango e leite, por exemplo), mas ao provarmos um produto que os integra (iogurte) podemos não gostar. Também pode ocorrer que gostemos muito de certos aspectos de uma determinada disciplina (geometria e trigonometria, por exemplo) e ao chegarmos à faculdade nos deparemos com outras que nos desagradem (cálculo diferencial e integral, no caso da matemática).

Portanto, dois fatores são importantes nessa discussão, Primeiramente, procure pesquisar as grades curriculares dos cursos pelos quais você se interessar (veja os conteúdos programáticos, tente conversar com alunos e professores de tais cursos). Por outro lado, amplie a identificação de seus interesses: há muitos outros elementos envolvidos em sua escolha, tais como o ambiente de trabalho que você deseja, o objeto de trabalho (o tipo de problema sobre o qual você se debruçará), o ritmo e os horários de trabalho, a realização de valores pessoais etc.

Como sugestão para você começar a pensar, veja que duas profissões que não parecem tão próximas assim uma da outra, “contém” disciplinas de humanas e exatas: Arquitetura e Economia. Comece pesquisando-as, mas amplie sua pesquisa considerando nossa resposta, ok?