logo-ge

Idade importa? Quero Arquitetura e Urbanismo, existe algum problema?

Orientador profissional esclarece

Gostaria de saber se a idade pesa em alguma coisa numa carreira. Tenho 30 anos e quero fazer arquitetura e urbanismo. Tenho chances? Gosto muito dessa profissão.

Infelizmente nossa sociedade ainda é muito preconceituosa. Discrimina a mulher no mercado de trabalho, o negro, o jovem – em caso de trabalhos que não exigem formação especializada – e pessoas com mais idade.

Você deverá se confrontar com o mercado de trabalho na profissão que almeja aos 35/36 anos e poderá ter dificuldades por isso, inclusive nos estágios.

Entretanto, a carreira do arquiteto pode ser desenvolvida de forma autônoma, o que lhe dará a chance de mostrar o seu valor. Além disso, você poderá aproveitar sua experiência profissional anterior e maturidade como um trunfo a seu favor.

De toda forma, hoje nas universidades é relativamente comum encontrar alunos em sua faixa etária, principalmente porque não puderam dar continuidade aos estudos por questões econômicas ou por não terem se identificado com a profissão que escolheram inicialmente.

Que tal encarar tais desafios?