logo-ge

Indecisão crônica

Orientador profissional esclarece

Oi, estou superindeciso sobre qual profissão escolher. Sou muito criativo, gosto muito de viajar, conhecer lugares e pessoas novas, adoro mapas e desenho. Tenho 19 anos e já estudei 1 semestre de Administração, 1 semestre de Arquitetura e Urbanismo, 1 semestre de Engenharia Elétrica, e, em 2009, vou entrar no curso de Marketing. Será que eu vou fazer 1 semestre de todas as profissões? Me ajudem por favor…
Enviado por Antonio Oliveira

Como já dissemos em outra reposta, “ao que parece você está escolhendo profissão na base da tentativa e do erro, tanto é que já começou e parou 3 cursos. Não nos parece ser este o caminho mais adequado.”

“Faça uma análise séria dos motivos que o levaram a escolher e trancar estes cursos. “Repare que os 3 foram trancados no 1º. período. Sabemos que os primeiros semestres de qualquer curso são dedicados à transmissão dos conhecimentos básicos para que se possa nos períodos mais avançados trabalhar e aprofundar as questões específicas, tanto teóricos quanto práticos, da profissão.”

Escolher uma profissão não é só apontar o que se quer e aguardar os resultados. Esta decisão deve ter como conseqüência um sério compromisso com a opção tomada e pressupõe um verdadeiro engajamento emocional e objetivo para que ‘dê certo’.

“Uma das formas para prevenir uma nova desistência seria conhecer mais aprofundadamente possível a opção que está se colocando agora e verificar se não há outras que possam lhe interessar. Não existe escolha totalmente segura, mas a forma da tentativa e erro, com certeza, é a mais insegura que existe.”