Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

“O início de carreira em medicina é tão difícil quanto dizem?”

Nem tudo são flores para quem se forma em medicina. Entenda aqui as maiores dificuldades de quem está começando na área.

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 10 ago 2023, 12h02 - Publicado em 10 ago 2023, 12h00

A pergunta desta semana foi enviada pela Maria Fusco, via Instagram. Quem responde é Ariela Strozberg, professora de Biologia do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Rio Branco

Se você também quiser ter a sua dúvida respondida, mande DM nas nossas redes sociais ou uma mensagem para guiadoestudante@abril.com.br

Fonte: Ariela Strozberg, professora de Biologia do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Rio Branco

“O início de carreira em medicina é tão difícil quanto dizem?”

Apesar da carreira médica ser bastante prestigiosa, ampla e, no geral, não faltarem oportunidades de trabalho, o começo pode ser amedrontador para quem está saindo da faculdade. Há algumas razões mais comuns pelas quais os médicos de início de carreira podem enfrentar dificuldades:

1. O volume de informação retida.

Os alunos precisam se dedicar intensamente aos estudos para assimilar uma grande quantidade de informações em um curto período de tempo. Isso leva a um desgaste físico e psicológico grande para conseguir atender os pacientes com tranquilidade. Preparo e planejamento são essenciais para uma carreira de sucesso – além de uma boa formação, é claro.

Continua após a publicidade

2. O ritmo do trabalho

A carga horária intensa não fica restrita apenas ao período de faculdade – ela se estende para toda a carreira. O médico precisa gostar de estudar muito e para sempre. Afinal, estamos falando de saúde humana!

+ Dez fatos sobre o curso e a carreira de Medicina

3. Estresse

Decisões apressadas, sob pressão, que têm consequência de vida e morte. Essas são situações com as quais os médicos precisam aprender a lidar no dia a dia, e que farão parte da rotina. Para evitar o acúmulo de estresse, é importante encontrar horários para si: praticar uma atividade física de que goste com constância, ter um hobby que permita seu cérebro descansar, praticar meditação etc.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

4. Necessidade de planejamento

Um médico em começo de carreira vai dar muitos plantões até começar a ser reconhecido, e poder montar consultório próprio ou partir para outras áreas como acadêmica, administrativa hospitalar, científica e ter estabilidade na carreira. Para isso, é preciso ter um planejamento financeiro e equacionar bem a relação saúde mental/carreira. Alguns profissionais têm dificuldade em organizar a vida a médio e longo prazo.

+ A farmacêutica que passou em Medicina – aos 35 anos e com um bebê

Apesar de todas essas características, a carreira médica é muito diversificada – não fique preso, por exemplo, à ideia de trabalhar eternamente em hospital ou plantões. Além disso, esse profissional dificilmente terá problemas em encontrar emprego. A maior dificuldade consistirá sempre no preparo (seguir estudando e se especializando), nos desafios de lidar com a vida humana logo no início sem muita experiência de vida, e no esperado desgaste emocional. Se você acha que dá conta disso – e, principalmente, se tem empatia pelas experiências alheias – essa carreira pode ser para você!

 

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

Publicidade
“O início de carreira em medicina é tão difícil quanto dizem?”
Mundo do Trabalho
“O início de carreira em medicina é tão difícil quanto dizem?”
Nem tudo são flores para quem se forma em medicina. Entenda aqui as maiores dificuldades de quem está começando na área.

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.