logo-ge

Jornalismo exige horários flexíveis?

Orientador profissional esclarece

Jornalistas têm que ter um horário muito flexível? Por exemplo, você tem que trabalhar às três horas da manhã?
Enviado por Anônimo

Em geral, a jornada de trabalho do jornalista é flexível. Mas isso varia com a mídia em que ele trabalha (jornais, revistas, rádio, TV, internet), da função que exerce e do assunto que cobre. Você pode imaginar, por exemplo, que um jornalista esportivo tenha que acompanhar os jogos que acontecem em horários noturnos e nos finais de semana.

Em jornais e revistas existe o que se chama “prazo de fechamento”, ou seja, o horário em que tudo tem que estar pronto a impressão. Neste dia, ou nos dias que o antecedem, o ritmo de trabalho se avoluma e os profissionais só saem quando tudo estiver “fechado”.

Já para quem trabalha como jornalista de internet, normalmente, não existe esse prazo, pois os conteúdos costumam ser publicados imediatamente após sua produção. Além disso, não há meio físico onde esse material é publicado, então ele não precisa ser impresso. Por esse motivo, o jornalista que trabalha na internet tende a ter um horário mais regrado que o de outras mídias – o que não significa que ele não faça plantões durante a madrugada ou fins de semana ou não estenda a carga horária por causa de um trabalho extra ou urgente, como todos os outros jornalistas.