logo-ge

Jornalismo ou Cinema?

Orientador profissional esclarece

Quero fazer documentários diversos sobre cultura. O que devo cursar, Cinema ou Jornalismo?
Enviado por Fernanda

O curso de Cinema na USP, englobado pelo curso de Audiovisual, prepara o profissional para trabalhar com as diversas etapas envolvidas no processo de produção de uma obra cinematográfica / televisiva como edição, direção, sonorização e fotografia de filmes ficcionais, documentários ou publicitários, redação de roteiros, operação de equipamentos ligados à produção de filmes, desenvolvimento de filmes com técnicas de animação, etc.

A eleição de temas e a construção de roteiros de documentários fazem parte, portanto das possibilidades de trabalho do cineasta.

O curso de Jornalismo é dirigido para a instrumentalização do profissional quanto à pesquisa e comunicação de fatos, em seus aspectos técnicos e de conteúdo humanístico nas diferentes mídias – escrita, falada, televisa, internet. Para tal o profissional precisa desenvolver sua capacidade de comunicação e de redação.

Boa parte de seu trabalho é dirigido justamente à boa organização de textos, mesmo que sua veiculação ocorra verbalmente, como é o caso de repórteres e apresentadores televisivos. Percebe-se que o curso desenvolve no jornalista a capacidade de construir caminhos para a investigação e o relato de fatos e histórias que podem se converter em documentários.

Pesquise as duas carreiras para identificar que outras possibilidades elas oferecem de forma a qualificar sua escolha.

Leia mais:
– TESTE: Será que Cinema é o curso ideal para você?
– TESTE: Você está seguro de que Jornalismo é mesmo seu futuro?