Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Jornalismo ou Rádio e TV?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h36 - Publicado em 23 ago 2010, 13h49

Gosto muito de futebol e gostaria de trabalhar nessa área para ser um repórter de campo. Devo fazer uma graduação em Jornalismo ou em Rádio e TV?
Enviado por Paulo Ricardo

Até pouco tempo atrás, quando ainda existia a lei que exigia o diploma de Jornalismo, a resposta seria exata: faça um curso de Jornalismo, uma vez que reportagem é tarefa deste profissional.

 

Continua após a publicidade

Entretanto, com a queda da lei, isto já não é tão claro. Teoricamente, hoje qualquer pessoa pode se tornar jornalista desde que apresente as habilidades necessárias para o exercício da função.

 

Continua após a publicidade

O curso de Rádio e TV não forma o repórter, mas o profissional que vai trabalhar nestes veículos. E este pode atuar na criação, produção, edição ou direção de programas. Mas isto não quer dizer que ele não possa trabalhar como repórter, tendo que buscar os conhecimentos para isso em outro lugar.

 

Continua após a publicidade

Já o repórter formado no curso de Jornalismo pode trabalhar em qualquer veículo, não apenas em rádio ou TV, como revista, jornal ou internet.

 

Continua após a publicidade

Ouça um programa de rádio a respeito da profissão de Jornalista, produzido pelos alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina.

Leia mais:
– Rádio e TV é uma boa escolha? Faça o teste!

– Será que Jornalismo tem a ver com você?

– Conheça o dia a dia de um jornalista

Continua após a publicidade
Publicidade