logo-ge

Medicina é realmente o melhor para mim?

Orientador profissional esclarece

Terminei o Ensino Médio e desde então estou tentando vestibular para Medicina (de preferência no Rio Grande do Sul), mas não passo sempre por muito pouco! Tenho grande fascinação pela área da saúde, especialmente a área neurológica. Será que devo continuar tentando ou parto para alguma coisa de mais fácil alcance?
Enviado por João Airton de Oliveira

O curso de Medicina é histórica e nacionalmente o de maior disputa nos processos seletivos. O vestibulando de Medicina precisa estruturar sua vida em torno da tarefa de passar no vestibular. Determinar horas de estudo de forma disciplinada, manter hábitos saudáveis de alimentação e sono, identificação de conteúdos que precisam ser mais bem aprofundados, evitar envolvimento em grandes questões conflitivas pessoais e familiares são alguns fatores que devem ser levados em consideração.

Um bom planejamento é, portanto, o primeiro passo, incluindo-se nele a identificação de recursos como os financeiros e de apoio sistematizado, como a participação em um curso preparatório de vestibulares. Mesmo assim, dada a intensa disputa, é possível que o aluno não ingresse nas primeiras tentativas; muitos prestam vestibular por dois ou três anos; alguns conseguem, outros desistem e mudam de opção.

A identificação dos recursos pessoais, financeiros e as expectativas quanto ao tempo necessário para superar este desafio é extremamente pessoal e deve ser tomada de forma autônoma, apoiada em reflexões de amigos, professores e familiares.

Fazer outro curso na área da saúde tal como Enfermagem, Psicologia, Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Ciências Biomédicas é uma possibilidade, mas a opção por uma delas não pode ser considerada um prêmio de consolação. Não se deve imaginar que fazendo uma delas a pessoa seria “quase” um médico. Se a escolha for feita desse modo, certamente a frustração aparecerá.

Leia mais:
– Medicina é o curso ideal para mim?
– Enfermagem é a melhor escolha?

– Psicologia é a carreira certa para mim?