logo-ge

Medicina na USP, como se preparar?

Orientador profissional esclarece

Pretendo prestar medicina na USP. Moro no Amapá, e ficarei longe da família por longos anos. Como posso me preparar? Como sei que estou preparada para morar tão longe?
Enviado por Suzane Cabral

Você só estará preparada para morar tão longe… morando longe!

Não há como ter certeza de algo que ainda ocorrerá. Pense em expectativas que você já teve em sua vida e como elas se modificaram à medida que seus projetos foram se desdobrando.

É preciso, claro, organizar-se, construir um bom planejamento, mas também uma dose de CORAGEM. No que se refere ao planejamento, seria importante que você pudesse visitar seu destino, lá você deve pesquisar condições de moradia – república estudantil ou apartamento compartilhado com algum conhecido e levantar quais os custos envolvidos.

Separações sempre são difíceis. Converse com as pessoas de seu convívio mais íntimo; prepare-se e os prepare para longos períodos de ausência pessoal. Hoje, os recursos tecnológicos tornam a separação menos dolorida. Usando um programa de comunicação via internet com câmera, você poderá ver e ouvir seus parentes e amigos todo o dia, isto amenizará um pouco a falta do contato pessoal.