logo-ge

Medicina ou Odontologia?

Orientador profissional esclarece

Estou em dúvida entre os cursos de Medicina e Odontologia, na verdade quero fazer medicina na Bolívia devido à situação financeira, porém meus pais não estão gostando dessa minha decisão. Então querem que eu faça Odonto aqui no Brasil e ficam me pressionando a todo momento; porém tenho muito medo de não gostar do curso e, também, depois não dar o retorno financeiro que eu desejava.
Enviado por Leticia Pricila de Moura

Um artigo da Revista Veja de 04 de maio de 2005, traz a seguinte manchete: “Diploma muy amigo – Brasileiros acorrem às faculdades em países vizinhos para fugir do vestibular, mas nem sempre a qualidade do ensino compensa”. Neste artigo há um alerta para quem procura este tipo de formação no exterior, pois a maioria desses estudantes não consegue revalidar seu diploma no Brasil. Leia o artigo inteiro clicando aqui.

Por outro lado trocar uma profissão por outra só porque o vestibular é menos concorrido traz perigos. Apesar de a Odontologia fazer parte das profissões da Saúde assim como o Médico, suas intervenções são distintas. Mas cabe lembrar que em alguns países, como em Portugal por exemplo, a Odontologia é uma especialidade da Medicina e não uma carreira independente como aqui.

Ao que nos parece a questão mais importante a resolver é a relação mantida com seus pais. Muitas vezes uma conversa franca e aberta, onde você possa esclarecer seus desejos e objetivos e ouvir o que eles têm a dizer pode levar a um acordo interessante para todos.