Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Mercado de Trabalho pode influenciar?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h55 - Publicado em 4 out 2009, 02h13

Olá. Tenho dúvidas entre optar por uma carreira que tem demanda no mercado de trabalho ou por outra que eu goste, embora o mercado esteja saturado, como psicologia e agronomia, por exemplo. Obrigada.
Enviado por Gabriela

A questão que você apresenta é uma das que quase todas as pessoas se colocam quando pensam em escolher uma profissão.

Entretanto não há uma resposta certa para a dúvida. Há os que defendem que a decisão deve priorizar a realização pessoal (gosto), com os seguintes argumentos: já pensou passar a vida inteira fazendo algo que não gosta? Outros ainda dizem que é mais fácil alcançar sucesso se a pessoa gosta do que faz porque imaginam que ela vai se dedicar mais que os outros (já que gosta) e por isso alcançará maior competência na sua área. Com isto estará mais qualificada para disputar o mercado de trabalho e logicamente logrará alcançar trabalhos ou empregos mais satisfatórios.

Nesta argumentação podemos fazer vários questionamentos: 1) Será mesmo que a escolha profissional é para a vida inteira? 2) É sempre verdade que se a pessoa gosta do que faz ela sempre “chega lá”?

Já os que defendem que o mercado deve balizar a escolha, utilizam como argumento de que viver uma vida sem “grana”, isto sim traz infelicidade. Já pensou fazer uma escolha que vai diminuir o padrão de vida que ela tinha anteriormente?

Para esta argumentação poderíamos contra argumentar dizendo que a pessoa deve tomar cuidado porque o mercado de trabalho tem altos e baixos, é dinâmico e pode acontecer que hoje uma dada função tenha um mercado bom e amanha, deixar de tê-lo.

Você deve ter reparado que não existe resposta certa porque aqui estamos tratando de valores. Existem valores dominantes na sociedade, mas as pessoas podem e devem hierarquizar os seus. De acordo com sua tomada de posição você vai colocar opções diferentes caso escolha um ou outro lado.

Continua após a publicidade
Publicidade