logo-ge

Meu sonho é ser médico, mas faço Engenharia. Devo desistir?

Orientador profissional esclarece

Meu sonho é ser médico. Entretanto, a dificuldade e a alta concorrência do vestibular me levaram a fazer um curso de Engenharia, que não é o que gosto, e não me vejo realizado em um futuro próximo. Devo insistir nessa área ou continuar tentando Medicina?

enviado por Rafael

Acessórios de médico

O ingresso em Medicina exige muita dedicação. Os candidatos muitas vezes destinam dois ou mais anos no preparo para o vestibular e enfrentam frustrações que podem desmotivá-los. Porém, a desistência obviamente também pode se refletir em frustração.

O que pode servir de apoio é um bom planejamento: organização do tempo e da rotina de estudos, verificação dos recursos financeiros de sua família necessários para tal preparação, identificação de quanto você está motivado para superar tais desafios.

Para o enfrentamento deste obstáculo, não apenas a rotina de estudos, mas outros aspectos como o gerenciamento do tempo para lazer, intensidade de contato social, quantidade e qualidade do sono, alimentação, desenvolvimento da capacidade concentração e atenção devem ser observados.

Somente você pode avaliar os recursos de que dispõe e a motivação para continuar tentando o ingresso em Medicina. Eventualmente você pode trancar sua matrícula em Engenharia e se dedicar com muita intensidade no próximo ano aos estudos preparatórios para o vestibular.

Converse com pessoas significativas e exponha seus interesses e ansiedades. Isso pode ajudá-lo a esclarecer fatores importantes na tomada de sua decisão.