logo-ge

Músico ou psicólogo, como escolher?

Orientador profissional esclarece

Quero ser músico e ao mesmo tempo quero ser psicólogo. O que devo fazer?

Para ser psicólogo necessariamente você deve se graduar no ensino superior, em um curso que dura cinco anos. Já a carreira musical pode ter formação diversa: é possível estudar em conservatórios públicos ou privados, estudar com professores particulares (em cursos livres) ou mesmo cursar uma universidade.

Neste último caso, o candidato ao curso faz uma prova de habilidades específicas – ele deve deter bons conhecimentos teóricos e práticos em música. O curso oferece habilitações em composição, regência e em técnicas instrumentais. De toda forma, não é necessário fazer faculdade para se profissionalizar no ramo da música.

Você conhece bem as duas carreiras? Conhece as áreas de atuação em psicologia? Perspectivas de mercado para os diferentes profissionais? Avalie criteriosamente as informações que detém. Procure também entrevistar profissionais das duas carreiras.

Outra opção seria a musicoterapia, que faz uso de música e sons para a reabilitação física, mental e social de indivíduos ou grupos, e de certa forma contempla as duas carreiras que você almeja.