logo-ge

Não gosto do meu curso. Devo voltar para o cursinho?

Orientador profissional esclarece

Neste ano, passei no Enem para fazer licenciatura em Química, mas não me identifiquei com o curso e estou pensando em fazer novamente um cursinho preparatório. Mas tenho medo de não ser a melhor alternativa. O que faço?
Enviado por Nayara

Inicialmente avalie os motivos que a levaram a escolher o atual curso. Quantos aspectos você analisou em sua reflexão? Perspectivas de mercado e campo de trabalho, desempenho escolar favorável nas disciplinas ligadas à carreira, imagens profissionais com que teve contato, informações sobre a estrutura do curso, facilidade de ingresso por conta da competitividade no processo seletivo para o curso, áreas de especialização, influência de opinião/sugestão de pessoas relevantes, formas de realização de objetivos pessoais por meio da profissão são alguns elementos que deveriam estar presentes em sua escolha. Desta forma você poderá compreender um pouco mais como se deu sua escolha e em quanto ela se apoiou em um processo consciente e reflexivo.

Considere também que o início de quase todos os cursos superiores apresenta disciplinas introdutórias, fundamentos, para posteriormente estudar aquelas dirigidas à prática profissional. Procure conversar com alunos de outros anos do curso para identificar o que pode lhe esperar no futuro. Cabe também assinalar que sua escolha por licenciatura a dirigiu para a carreira de professor: esse é mesmo seu interesse? Se isto a incomoda de alguma forma, verifique a possibilidade de complementar a licenciatura com matérias que também lhe dêem o bacharelado – o que abre outras perspectivas de atuação profissional. Verifique junto à instituição de ensino em que está matriculada se isso é possível.

Se depois de feita esta avaliação sua insatisfação permanecer, encare mesmo a possibilidade de mudança de curso. Se este for o caminho, siga os indicadores colocados acima para a realização consciente de sua escolha. Você também pode tentar trancar sua atual matrícula de forma a não perder por ora sua vaga. Mas, realizada sua opção por outro curso e estabelecida a certeza de que não retornará à sua formação inicial, no mais breve tempo você deve cancelar a atual matrícula de forma a disponibilizar sua vaga para outros candidatos, principalmente se sua universidade for pública.

 

Leia mais:
– Bacharelado ou licenciatura? Descubra qual é a melhor opção para você
– Universitários felizes com seus cursos dão dicas de como escolher a profissão certa