logo-ge

Não gosto muito de ler, mas quero cursar Letras

Veja a resposta de estudante da área

Mulher procurando livros na biblioteca

(demaerre/iStock)

Sempre gostei de português e quero cursar Letras, mas também nunca gostei muito de ler. Estou começando a ler mais, mas não é por qualquer coisa que eu me interesso, tem que ter muito conteúdo e que acrescente algo em minha vida. Posso fazer o curso?

Milena

Milena, o curso de Letras exige, invariavelmente, leitura constante. Se você gosta de português – que imagino que seja gramática e sintaxe -, talvez se interesse mais pela área de Linguística do que pela de Literatura. Quem cursa Letras precisa estabelecer uma rotina de leitura diária, não só de textos literários, mas também teóricos.

Porém, se você se interessa por textos que vão te proporcionar conhecimento, ler os textos da faculdade não será problema, pois eles certamente vão te ensinar muito.

Além disso, é muito compreensível que você não se interesse por ler “qualquer coisa”; penso que todos nós somos assim, e é lendo cada vez mais, e obras cada vez mais diversificadas, que vamos, aos poucos, formando as nossas preferências de leitura. Para isso, só é preciso ter contato com mais autores e outras obras.

No curso de Letras, com certeza você será apresentada a muitos autores e obras novas, e inevitavelmente vai se sentir tocada por essas palavras e se apaixonar por muitos deles. Então, você pode, sim, cursas Letras.

Respondido por Jessica Domingues Angeli, graduanda em Letras-Francês na Unesp

*O Projeto Salvaguarda, fundado por um aluno de Economia da USP, tem o objetivo de mostrar aos estudantes da rede pública que os bancos das universidades também devem ser ocupados por eles. Os mais de 200 voluntários, geralmente alunos ou professores da universidade, realizam um trabalho com os estudantes para falar sobre carreiras e a seleção para o ensino superior e aproximá-los do cotidiano do ensino superior.