logo-ge

Letras: melhor escolher bacharelado ou licenciatura?

Leitora quer ser especialista em português; orientador profissional esclarece

Eu gosto de português, mas não pretendo dar aulas, quero me especializar no conhecimento da língua. Não sei falar um segundo idioma. Quero saber escrever, fazer bom uso das palavras e das regras. Bacharelado e licenciatura em Letras mudam o conteúdo? Um curso a distância daria na mesma?
Enviado por Isabelle

No que se refere à formação em Letras, há faculdades que oferecem as opções de bacharelado e licenciatura, ou mesmo a dupla habilitação. A diferença está em que a licenciatura permite ao graduado dar aulas no ensino fundamental e médio. O bacharel é um conhecedor da estrutura da língua, das transformações por que passa, podendo aplicá-la quando solicitado, mas não detém as técnicas e o conhecimento legal necessários ao ensino de sua disciplina.

Na licenciatura há disciplinas pedagógicas bem como metodologia do ensino, além de estágios obrigatórios de acompanhamento de aulas. O bacharel pode atuar como revisor de textos em editoras e empresas de comunicação, como assessor de empresas em agências de publicidade ou empresas de comunicação, como tradutor – se for capacitado em outra língua – e em outras áreas.

Informe-se também sobre profissões como Tradução e Interpretação, Estudos Literários, Produção Editorial, Comunicação Social e suas habilitações, como Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

A formação em cursos pela modalidade educação a distância (EaD), em que seus estudos são quase integralmente realizados na própria casa, exige muita disciplina e organização. Para maiores informações consulte o site da Universidade Aberta do Brasil, do governo federal.

Leia mais:
– Posso estudar Letras Inglês sem nunca ter feito curso de idiomas?
– Qual graduação posso fazer para trabalhar em editoras de livros?