Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

O Jornalismo tem espaço em pequenas cidades?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h58 - Publicado em 4 set 2013, 15h22

Olá, me encantei com a ideia do Jornalismo, sempre gostei muito de temas polêmicos e de redações. Tenho uma grande afinidade com a língua portuguesa. Porém, muitos dizem que Jornalismo é uma carreira instável e para se obter sucesso é preciso morar e trabalhar em uma grande cidade. Sou do interior e gostaria de saber quais são as chances de exercer com sucesso a profissão na minha cidade.
Enviado por Luna Diniz

O mercado de trabalho para jornalistas não atravessa período de expansão. Maiores oportunidades estão situadas nas mídias digitais. As assessorias de comunicação e o jornalismo institucional – dentro de empresas – também apontam alguma ampliação de vagas.

O curso é dirigido para a instrumentalização do profissional quanto à pesquisa e comunicação de fatos, em seus aspectos técnicos e de conteúdo humanístico nas diferentes mídias – escrita, falada, televisa, internet. Há muitos profissionais formados, o que dificulta o rápido ingresso no mercado. Há também a concorrência de profissionais de outras formações, já que não há lei que determine exclusividade para graduados em jornalismo para o exercício funções na área. Há alguma expansão no mercado ligado a mídias digitais (blogs, internet, portais jornalísticos). Apenas esta informação não deve servir como única base para sua escolha. Considere, por exemplo, que o curso que mais forma graduados no Brasil é o de Administração, e que boa parte dos formados exercem atividades que exigem bem menos que a qualificação conquistada.

É comum que pessoas que trabalham em determinada área cursem faculdades que possam garantir maiores chances de permanência e progressão na carreira, escolha esta determinada por busca de maior segurança financeira e de manutenção do emprego. Em seu caso, tal “escolha” não parte de você, mas de sugestões de colegas e talvez superiores em seu trabalho.

Toda escolha envolve algum grau de risco. Há muitas variáveis a serem consideradas e há um dinamismo tanto em relação aos mecanismos do mundo do trabalho como mercado, remuneração, campo de trabalho, como em relação à própria pessoa que escolhe, pois os seres humanos estão em constante transformação.

Para diminuir tais riscos e assumi-los de forma consciente é necessário pesquisar detalhadamente as profissões, buscar informações sobre os cursos, entrevistar profissionais, bem como avaliar sua história de vida, seus valores pessoais, interesses e expectativas para o futuro. Depois de realizar uma boa reflexão, ainda assim poderá haver alguma indecisão; aí será a hora de tomar um “ato de coragem” e enfrentar eventuais perdas que uma ou outra escolha determine em sua vida.

Leia mais:
– Preciso fazer a faculdade de Jornalismo para exercer a profissão?
– Como está o mercado de trabalho para o curso de Jornalismo?
– TESTE: Jornalismo é o curso certa para você?

Continua após a publicidade
Publicidade