Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

O mercado em Odontologia prefere quem fez faculdade “famosa”?

Veja a resposta de profissional da área

Por Projeto Salvaguarda* Atualizado em 12 set 2017, 18h33 - Publicado em 6 set 2017, 21h02
pyotr021/iStock

Eu curso Odontologia, mas queria saber se o mercado na área tem preconceito em relação à universidade. As pessoas aceitam mais quem vem de uma universidade mais “famosa”?

Pamella

O mercado de trabalho para odontólogos é concorrido e dependente de vários fatores locais e econômicos. No entanto, a instituição de formação nem sempre é essencial. Para quem almeja trabalhar em consultório próprio, a luta diária é pelo fluxo de pacientes e, neste aspecto, não é relevante a instituição de formação.

Os pacientes são atraídos pelo marketing, principalmente o “boca a boca”. A reputação de um profissional é o que atrai os pacientes para o consultório. Já para quem pretende trabalhar em consultórios particulares de terceiros a instituição de formação, somado à cursos de aprimoramento do serviço, pode ser um diferencial no momento da contratação.

Convém ressaltar que há profissionais muito bem formados em instituições de excelência e em instituições menores, sendo o contrário verdadeiro. O primeiro ano pós-formatura é decisivo na vida profissional. A atuação longe dos professores será crucial para a decisão dos contratantes.

Por isso, seja qual for a instituição, o importante é demonstrar habilidade no exercício da profissão e capacidade de convencer o paciente a realizar o tratamento.

Respondido por Jessica Luana dos Santos, doutora em Odontologia pela USP

*O Projeto Salvaguarda, fundado por um aluno de Economia da USP, tem o objetivo de mostrar aos estudantes da rede pública que os bancos das universidades também devem ser ocupados por eles. Os mais de 200 voluntários, geralmente alunos ou professores da universidade, realizam um trabalho com os estudantes para falar sobre carreiras e a seleção para o ensino superior e aproximá-los do cotidiano do ensino superior.

Continua após a publicidade
Publicidade