logo-ge

O que faz um consultor em Contabilidade?

Orientador profissional esclarece

Gostaria de entender o que faz um consultor da área de Contabilidade.
Enviado por Tácila Alves Caldas

O profissional da área de Contabilidade é responsável pelo controle do movimento financeiro de empresas no que se refere à apuração de impostos e de taxas referentes à prestação de serviços e produtos. O trabalho consiste na descrição, registro e controle de toda a movimentação de dinheiro de uma empresa.

Nesse sentido, tem importante função para o controle de quanto uma empresa arrecada, quanto gasta e oferece elementos para o cálculo dos lucros possíveis. Sua formação exige conhecimentos que passam por campos das ciências jurídicas, da área comercial e administrativa.

Para fazer seu trabalho deve desenvolver o raciocínio matemático. A consultoria contábil pode se dirigir a aconselhar empresas quanto à forma de administrar seus recursos financeiros, em função de recolhimento de impostos.

O registro e controle dos dados contábeis, à perícia – avaliação diagnóstica que pode comprovar desvio ou má utilização de recursos financeiros – à auditoria, análise detalhada da aplicação de recursos financeiros que vai desde a avaliação da forma como tais recursos são aplicados e administrados até a identificação de falhas nos processos de controle do dinheiro.

Leia mais:
Ciências Contábeis é o curso certo para mim?
A demanda por profissionais de Contabilidade tende a aumentar?
Contabilidade ou Gestão Financeira?
Como posso saber se tenho o perfil para trabalhar na área financeira?