logo-ge

O que tem mais mercado: Jornalismo ou Relações Públicas?

Você pergunta, nossos orientadores respondem

Olá! Vale mais a pena investir tempo e dinheiro em Relações Públicas, que é uma área mais generalista da Comunicação, ou em Jornalismo, que encaminha o recém-formado para um caminho mais óbvio? Uma me ofertará uma maior empregabilidade e retorno financeiro em detrimento da outra? Eu sei que em alguns casos de oportunidade de emprego na área de Comunicação essas duas carreiras acabam concorrendo entre si, mas uma tem vantagem sobre a outra? Obrigado desde já.

Fábio Lima Costa

Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results 

Oi, Fabio, 

Como você disse, as duas carreiras são correlatas, estão dentro da área de Comunicação, porém com focos diferentes. 

Uma coisa é importante, o Jornalismo não necessariamente será uma escolha mais encaminhada ou menos generalista como você mencionou. Ele também é um curso bastante abrangente e está em profunda transformação. É só ver como as pessoas consumiam informação, conteúdo e entretenimento há 20 anos, há 10 anos e hoje. 

Como sua dúvida está entre carreiras parecidas, sugiro o seguinte: peça para uma faculdade deixar você assistir a uma semana de aulas em cada um dos cursos. Depois converse com pelo menos três profissionais que já atuam em cada uma das áreas para você ter mais embasamento para tomar sua decisão. 

Verifique as grades curriculares e veja aquela em que mais se sente confortável. Carreira não é só aquilo que fazemos, é aquilo que fazemos bem pois temos prazer e satisfação. 

Boa sorte!

People & Results

Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).