logo-ge

O que um profissional de Relações Públicas faz?

Você pergunta, nossos orientadores respondem

Sei que Relações Públicas trabalha com a imagem da empresa, mas não entendi muito bem o que o profissional faz! Também gostaria de saber como está o mercado nessa área.

Isadora Mansur

Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results 

Olá, Isadora,

O curso de Relações Públicas é indicado se você deseja trabalhar com a comunicação interna e externa de uma empresa e gosta de se relacionar. É o profissional responsável por pesquisar e determinar os canais de comunicação e conteúdo que trarão mais resultados para aquele determinado setor, empresa ou instituição. Ele deve cuidar da imagem da empresa e de como ela se relaciona com os públicos internos e externos. Além disso, esse profissional se preocupa em trazer estratégicas de como se comportar nas mídias. 

Esse profissional pode trabalhar com comunicação interna dentro das empresas, assessoria de imprensa em agências, promoção de eventos, criar meios de comunicação entre clientes e empresas. 

É importante pesquisar sobre o curso antes de entrar em alguma universidade, já que em algumas delas Relações Públicas fica dentro da graduação em Comunicação Social. 

Já sobre o mercado, o mais indicado é que você entreviste pessoas que já trabalham nessa área para obter mais informações, tanto do que ela faz quanto de como ingressou na carreira.

Boa sorte!

Envie suas dúvidas para nosso canal de Orientação Profissional

People & Results

Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).