Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Odontologia ou Publicidade?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h46 - Publicado em 21 fev 2014, 16h52

Desde pequena, sou fascinada pela Odontologia, mas de uns dois anos para cá estou apaixonada por Publicidade, pela forma como trabalham em grupo, sempre inovando e criando. Estou dividida entre fazer Odonto e ter meu próprio negócio ou fazer Publicidade e investir na transmissão de novas ideias.
Enviado por Mayara

Durante a vida as pessoas desenvolvem vários interesses e “paixões”; afinal estão sempre em transformação, construindo-se e se renovando. Nesse processo opções de fato muito diferentes podem aparecer, não é incomum. Isso porque há uma vida inteira pela frente a ser construída, de forma a levá-la a “ser” de certa forma, mais que “fazer” algo profissionalmente.

Toda verdadeira escolha envolve conflito entre opções que encantam aquele que opta com a mesma força. Para superá-lo é necessária uma profunda reflexão sobre a origem dos interesses, a análise de valores pessoais que se quer realizar na vida profissional, a exploração das atividades que serão realizadas cotidianamente, a estrutura do curso de graduação, entre outros elementos.

As carreiras oferecem diferentes possibilidades de remuneração, ambientes de trabalho, desenvolvimento de interesses. É necessário que você reflita profundamente sobre seus interesses e valores e os relacione a uma boa informação sobre as profissões.

Continua após a publicidade

Há um importante elemento envolvido na superação do conflito no momento da escolha relacionado aos afetos, às emoções. Para dar conta deste elemento é necessário o que denominamos um “ato de coragem”: feitas as análises indicadas, chega o momento em que a pessoa deve assumir com coragem e responsabilidade ganhos e perdas que a escolha determina.

Essas perdas se referem à imagem que temos que abandonar pelos menos em parte ao deixarmos de lado as opções não escolhidas. No seu caso, trabalhar como autônoma ou ter expectativa de exercer uma atividade que envolva processos criativos aparecem com exclusitivas (“uma ou outra”).

Amplie o conhecimento sobre as duas profissões, para além destes elementos e de impressões mais gerais. Procure identificar o tipo de ambiente, a forma de interação com as pessoas, setores de atuação (nem todo publicitário trabalho com criação, por exemplo), rotinas de trabalho, turnos de trabalho, o foco das atividades, os conhecimentos exigidos em cada uma delas.

Avalie também expectativas de remuneração, tipos de vínculo possíveis (autônomo, empregado de instituição privada, funcionalismo público), recursos materiais e pessoais (físicos e emocionais), valores pessoais que pretende ver desenvolvidos no exercício profissional.

Faça tais análises e construa um projeto de vida, tendo como primeiro passo a escolha corajosa do curso a seguir.

Leia mais:
– Odontologia é a sua cara?
– Será que Publicidade é mesmo a carreira certa para mim?

Continua após a publicidade
Publicidade