logo-ge

Penso em fazer Técnico em Meio Ambiente, mas no futuro quero Engenharia Química. Os dois cursos têm algo a ver ou são muito distantes?

Orientador profissional esclarece

Estou no ensino médio e tenho dúvida sobre fazer ou não o curso de Técnico em Meio Ambiente, pois não sei muito os campos de atuações disponíveis. Para o futuro, penso em cursar Engenharia Química. Esses dois ramos são muito distantes um do outro?
Enviado por Bruna

Segundo o catálogo nacional de cursos técnicos do Ministério da Educação, o profissional formado no curso técnico em meio ambiente “coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais.

Colabora na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais. Auxilia na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental. Atua na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reuso e reciclagem. Identifica as intervenções ambientais, analisa suas consequências e operacionaliza a execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remediação dos seus efeitos”. Veja mais no site do Pronatec.

O engenheiro químico pode atuar de alguma forma ligado a questões ambientais, mas esta é em geral uma preocupação paralela em suas intervenções, pois precisa cuidar para que de alguma forma os processos químicos com que lida não poluam o meio ambiente.

Porém, a relação mais próxima da Engenharia com esse campo de atuação é a engenharia ambiental. Pesquise a grade curricular do curso e sobre a profissão na sessão “Profissões e Universidades” deste site.

Leia mais:
– TESTE: Engenharia Química é a melhor escolha?
– Faculdade ou curso técnico?