Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Por que as férias de julho são um bom momento para procurar estágio

Por incrível que pareça, essa é uma ótima época do ano para universitários encontrarem a tão sonhada vaga de estágio

Por Luccas Diaz
12 jul 2023, 16h32

Férias de julho: momento para descansar a cabeça, relaxar com os amigos, botar em dia as leituras e… procurar estágio? Se você é universitário e está na busca por uma vaga de estágio, o GUIA DO ESTUDANTE tem uma boa notícia para te dar: o mês de julho é um ótimo período para conseguir uma. Está duvidando? Vem entender!

+ Baixe: cronograma de estudo para as férias de julho

Conversamos com Rodrigo Dib, especialista em empregabilidade e superintendente institucional do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola). Ele explica que, por conta do fim dos contratos neste período, há um aumento no número de vagas durante o mês.

“Muitos contratos de estágio vencem nesta época, já que muitos jovens se formam no meio do ano”, explica. “Por mais que pareça que, por ser férias, está tudo parado, o mês representa muitas oportunidades que vão acabar se concretizando em agosto.”

+ Entrei na faculdade. Quando devo começar a procurar estágio?

E não sou poucas vagas não, viu? Só no CIEE foram registradas mais de 14 mil vagas. As maiores quantidades são nas áreas de administração, educação, contabilidade, direito, marketing, comunicação social, construção civil, tecnologia, e saúde. No fechamento deste texto, 9.689 vagas ainda estavam disponíveis.

+ Para além do currículo: 5 formas de conseguir um estágio

Continua após a publicidade

Ficar atento aos anúncio durante o mês pode ser uma boa estratégia para sair na frente daqueles que estão viajando ou só vão pensar nisso no começo de agosto. O especialista aconselha que, ao usar plataformas de seleção de vagas, como o próprio CIEE, é essencial deixar o perfil o mais completo possível, com todas as informações.

“Dedica um tempo, meia hora que seja, para preencher tudo completíssimo, porque é uma triagem sistêmica, e se a pessoa não coloca muita coisa, o sistema não vai dar match com ele”, destaca. “Não coloca só as coisas básicas, tipo o seu curso e a universidade que estuda, tem todo um campo de informações complementares que você pode colocar. Como está o seu Word, Excel, PowerPoint, se você fala línguas estrangeiras, se tem conhecimentos específicos… tudo isso ajuda na hora da triagem.”

+ Saiba como criar um bom currículo para o estágio

Fui chamado para entrevista e agora?

Ficar nervoso para uma entrevista de estágio é completamente normal e esperado. Tentar controlar esse nervosismo pode te ajudar a ter um perfil mais atraente para os contratadores. “É fundamental que você tenha uma postura altiva, esteja animado, com boa energia, tudo isso ajuda a indicar que você merece aquela oportunidade”, afirma Dib.

+ Entrevista reversa: perguntas que podem (e devem) ser feitas ao recrutador

O especialista ressalta que, ao procurar um estágio, é normal que os estudantes não tenham nenhuma experiência profissional no currículo – e os contratadores sabem disso. Por isso, se este for o seu caso, não fique tenso ou inseguro: a dica é investir no “jogo de cintura” e na inteligência emocional, e demonstrar intenções verdadeiras de trabalhar no local.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

+ Como se sair bem em uma entrevista por videoconferência

“Faça a sua lição de casa: pesquise sobre a empresa, a cultural dela, a área que você vai atuar”, aconselha. “É menos sobre o currículo e mais sobre a empatia, sobre o porquê você vale a pena apostar. Vender teu peixe, demonstrar comprometimento, mostrar que vale a pena investir em você, isso sim vai te ajudar a conquistar a vaga”, conclui.

 

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

Publicidade
Por que as férias de julho são um bom momento para procurar estágio
Mundo do Trabalho
Por que as férias de julho são um bom momento para procurar estágio
Por incrível que pareça, essa é uma ótima época do ano para universitários encontrarem a tão sonhada vaga de estágio

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.