Assine com até 65% de desconto

Posso cursar Jornalismo mesmo sendo tímida?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h29 - Publicado em 1 out 2010, 18h57

Queria saber se mesmo sendo tímida e tendo fobia social posso entrar em um curso de Jornalismo. Adoro ler, escrever e estar sempre informada. Meu único problema seria a parte prática de TV e Rádio. O que eu faço diante disso? Devo me arriscar e enfrentar minha fobia?
Enviado por Kamila Kerber

Todos temos dificuldades e qualidades, assim como interesses. Consideramos que você deve inicialmente verificar a origem de seus interesses e a qualidade da informação que tem sobre a profissão: por que você se interessa por Jornalismo? Que fatos em sua história pessoal fazem com que goste deste curso? Você conhece as diversas áreas de atuação do jornalista? Conhece seu ritmo e ambiente de trabalho?

O jornalista, por exemplo, pode trabalhar como assessor de imprensa, produzindo informações e divulgando-as sem necessariamente ter contato direto com o público.

– Terei minha carreira prejudicada por ser tímido?

Além disso, considere a possibilidade de superar o que você denomina “fobia social”, pois, afinal, isso pode ser um empecilho para muitas carreiras, e, principalmente, para a qualidade de sua vida. Considere a possibilidade de buscar ajuda especializada, como a de um psicólogo ou psiquiatra.

Leia mais:
– Faça o teste e descubra se Jornalismo é uma boa opção para você!

– Sabe como é a vida de um estagiário em Jornalismo?

– Conheça a rotina de um jornalista na séria "Na Real"!

Continua após a publicidade
Publicidade