logo-ge

“Posso fazer licenciatura em Química e trabalhar na indústria?”

Você pergunta, nossos orientadores respondem

Gostaria de saber se a graduação de Licenciatura em Química possibilita trabalhar em indústrias?

Jhenifer Teodoro

Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results 

Olá, Jhenifer, 

A licenciatura em Química é um curso que prepara a pessoa a se tornar professor do Ensino Fundamental e Médio. Portanto é uma graduação específica para quem quer se tornar professor. No entanto, pode sim acontecer de você encontrar profissionais licenciados trabalhando na indústria, pois não há restrições quanto a isso. 

Mas perceba que se você for para o mercado industrial vai concorrer com profissionais que são bacharelados em química e isso pode ser um ponto desfavorável para você. Por outro lado, sem a licenciatura o bacharel não poderia lecionar. 

Portanto minha recomendação é que você se questione em quais dos mercados você terá mais prazer e satisfação de trabalhar. Isso não impede de você fazer os dois cursos, aliás, há instituições que fazem essa dobradinha, o que pode ser bom para você também. 

Por fim, ao longo da sua carreira é possível você fazer os dois, mas entendo que nesse momento você deva escolher aquele mercado que mais se identifica com você: educação ou industrial?

Boa sorte!

Envie suas dúvidas para nosso canal de Orientação Profissional

People & Results

Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).