Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Posso ser médico e empresário ao mesmo tempo?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 21 jun 2017, 18h05 - Publicado em 17 ago 2016, 14h25

É possível ser um médico e executivo (empresário) ao mesmo tempo? Isso é preponderante em minha decisão!
Enviado por Charles

Por Maíra Habimorad*

Charles, antes de tudo precisamos entender que profissão e carreira são coisas diferentes (falei sobre isso aqui). Isso significa que você pode ter a profissão de médico e ao longo do tempo se tornar um médico empreendedor – da sua própria clinica, hospital ou ainda como executivo de uma empresa no setor de saúde que não seja sua.

É fundamental entender que medicina é uma profissão que demanda muita, muita, muita dedicação para terminar o curso e a residência. Acho difícil conseguir conciliar mais coisas nos primeiros 7 ou 8 anos de carreira – enquanto está cursando a faculdade, pelo menos.

Continua após a publicidade

Por isso, é mais comum ver médicos que migram para a carreira de gestor ou conciliam as duas atividades mais tarde, depois de consolidados como profissionais. Tudo vai depender de sua dedicação e intensidade de trabalho.

Por último, caso decida ter as duas atividades, no futuro terá que fazer cursos de especialização em gestão para que se forme também como empresário ou empreendedor.

 

*Maíra Habimorad é presidente da Cia de Talentos. Estudou Relações Internacionais e Economia na FAAP e é coach certificada pela Associação Brasileira de Coaching. Tem mais de 15 anos de experiência em recrutamento, seleção e gestão de programas de desenvolvimento de trainees, estagiários e gestores.

Esta coluna é uma parceria do Guia do Estudante com a Cia de Talentos, que, por meio da plataforma de carreira Biruta, oferece orientação vocacional a jovens. A presidente da companhia, Maíra Habimorad, passará a responder as dúvidas dos leitores do GE toda semana.

Continua após a publicidade
Publicidade