logo-ge

Quais os prós e contras de cursar Serviço Social?

Orientador profissional esclarece

Quero fazer Serviço Social e gostaria de saber como é o curso. Além disso, queria que vocês me explicassem quais as dificuldades que encontrarei se optar por essa profissão e aspectos agradáveis da carreira de Assistente Social.

Adácia

Os Prós e os contras, as dificuldades e os prazeres quanto ao exercício de uma profissão dependem muito das expectativas de quem a escolhe. Em outras palavras, você deve avaliar que valores pessoais, perspectivas de rendimento, contribuição social por meio da profissão, entre outros, você deseja realizar.

Por exemplo: alguém pode escolher fazer Engenharia porque vislumbra possibilidades de conquistar grande retorno financeiro; outra pessoa pode escolher a mesma opção porque tem em mente que poderá ser um grande inventor que descobrirá novos processos tecnológicos.

A carreira do assistente social dirige-se para o amparo e orientação de parcelas da população que se encontram em situação de fragilização social, ou seja, que precisam de indicações de como superar dificuldades relativas a condições de saúde, alimentação, de moradia, de educação, de segurança, entre outras necessidades. É nessa direção que o assistente social atua, esclarecendo e indicando caminhos para a superação de tais obstáculos.

O mercado de trabalho de um assistente social tem crescido. Nas capitas há cada vez mais vagas. A terceirização de parte dos serviços sociais e de saúde do governo para ONGs faz crescer a procura por assistentes sociais para gerir e implementar políticas nessas áreas.

O principal objetivo do curso de Serviço Social é formar um profissional capaz de criar e fazer programas cuja finalidade seja a transformação social. Para isso, a grade curricular inclui muita sociologia, teoria política, filosofia e economia, além de conteúdos vinculados à formação da sociedade brasileira, como políticas e movimentos sociais, trabalho e sociabilidade, relações de gênero, étnicas e raciais.