Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Quais são as áreas com emprego sobrando no Brasil?

Brasil é um dos países com maior escassez de mão de obra do mundo – mas isso não vale para qualquer carreira. Veja em quais apostar

Por Carolina Unzelte
Atualizado em 13 jun 2023, 17h41 - Publicado em 1 jun 2023, 19h18

A escassez de talentos no Brasil e no mundo atingiu seu maior nível em 17 anos, nos colocando em 14º lugar entre os países que mais sofrem com esse problema. Mas é claro que não estamos falando de qualquer talento – afinal de contas, áreas como o Direito seguem tendo baixa empregabilidade entre os recém-formados, como mostrou, em 2020, uma pesquisa do Instituto Semesp.

A explicação para essa sobra de profissionais em algumas áreas, enquanto falta em outras, passa por muitos fatores. Mas um deles, sem dúvidas, é a digitalização das operações, como aponta uma pesquisa realizada pelo ManpowerGroup, multinacional de seleção e recrutamento de profissionais.

+ 5 profissões na área de humanas com ótimos salários

Para te ajudar a aproveitar as oportunidades do momento, GUIA DO ESTUDANTE separou as áreas onde faltam profissionais e sobram empregos no Brasil. Confira!

TI e dados

Ao todo, 53 mil profissionais de Tecnologia da Informação se formarão por ano entre 2021 e 2025 – mas ainda é pouco perto da demanda projetada de 800 mil talentos, segundo a Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais). Ao optar por essa área de atuação, é possível desempenhar diversas funções e, portanto, ocupar diferentes cargos, que vão de programadores até profissionais de UX e UY, responsáveis por pensar a experiência do usuário em sites e aplicativos. Profissionais da tecnologia podem desenvolver plataformas, softwares e atuar na área de dados das organizações. 

A lista de cursos de graduações para quem deseja trabalhar neste campo é ampla. Algumas opções de graduação são Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Big Data e Inteligência Analítica, Ciência da Computação, Ciência de Dados, Segurança da Informação e Sistemas para Internet.

+ O que cursar para ter as chamadas “profissões do futuro”

Continua após a publicidade

Front office

Essa é a área das empresas que lida diretamente com o cliente, seja antes, durante ou depois da venda. As funções dos profissionais que atuam nela variam bastante de acordo com o segmento da companhia em que trabalham. Em uma gestora de investimentos, por exemplo, o diretor de relações com investidores é uma parte do front office, e ele é encarregado de toda a comunicação com os clientes. Em uma empresa de e-commerce, analistas de customer service, que se ocupam, entre outras coisas, de verificar avaliações de atendimento, também são parte do front office. Seja onde for, quem trabalha no front office geralmente busca novos clientes, lida com atividades relacionadas ao marketing e desenvolvimento de novos produtos, bem como fornece informações e ideias sobre os clientes para outras áreas da empresa. 

Se você se interessa pelas atividades desenvolvidas nessa área, alguns cursos indicados são Gestão da Qualidade, Gestão de Negócios Digitais, Gestão de Projetos e Processos Gerenciais

+ “Quero trabalhar no mercado financeiro: devo cursar economia ou RI?”

Vendas e marketing

Essas são duas outras amplas áreas que têm alta demanda de profissionais, e cuja atuação varia bastante de acordo com a empresa na qual estão inseridas. Os profissionais de venda negociam preços, eventuais descontos e condições de pagamento, além de prazos de entrega, por exemplo. E as atividades podem ficar mais complexas dependendo da empresa. Em companhias que trabalham com importação e exportação, os encarregados de vendas também fazem transações de câmbio, devem estar atentos à legislação adequada e eventuais impostos. Para atuar nesse campo, Comércio Exterior, Gestão Comercial e Administração são algumas das opções de graduação.

Já o marketing é uma outra área vasta, que inclui desde a comunicação com outras empresas do setor e com o público em geral, até a prospecção de novos clientes, seja pela internet ou na região em que a empresa está localizada. Ao trabalhar em uma agência especializada, o profissional de marketing pode prestar serviços pontuais para diversas marcas, trabalhando, por exemplo, na campanha de lançamento de um produto específico. Se atuar in-house, isto é, dentro de uma única empresa, este profissional pode trabalhar com todas as frentes de marketing, se especializando em algum segmento específico como beleza ou construção civil. Se interessou? Alguns dos cursos recomendados são Marketing e Publicidade e Propaganda

+ Qual a diferença entre publicidade, propaganda e marketing?

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Administração e suporte de escritório

Essa grande área abriga profissionais versáteis, que podem atuar em diversas funções dentro de uma empresa. Seja em qual delas for, de cargos de direção, consultoria e até de auditoria, o principal desafio do administrador é tomar decisões sobre os recursos disponíveis, sempre pensando nos objetivos da companhia. Essa visão holística em muitos casos permite que o profissional analise todas as áreas, principalmente quando ocupa cargos de gestão. Quer um exemplo? Se uma filial da empresa está com lucros em queda, é ele quem pode identificar o problema e propor soluções para aumentar a receita (criando um novo produto, por exemplo) ou diminuir custos (como corte de funcionários).

Para trabalhar em cargos sob o guarda-chuva desta área, existem possibilidades como Administração, Engenharia de Produção e Gestão Comercial

+ Procure essas e outras graduações na nossa Busca de Cursos!

Operações e logística

Quando faz uma compra pela internet, você imediatamente recebe uma previsão de quanto tempo, em média, o produto deve demorar para chegar na sua casa. E, se nada der errado neste meio tempo, ele estará na sua porta dentro do previsto. Por trás da organização dessa trajetória está o profissional de logística, que garante a movimentação eficiente não só de produtos para o cliente, mas de todos os materiais necessários para a operação da empresa. E mais: estes trajetos precisam ser feitos da forma mais rápida e gastando o menos possível. Mas não é só com a parte financeira que essa área se preocupa. Este profissional também se certifica de que as normas de segurança para transporte estão adequadas, checa a legislação pertinente para a movimentação e, em casos de traslados internacionais, as regras de importação e exportação. Gostou da ideia? você pode optar por graduações de Logística, Comércio Exterior, Gestão de Transportes, formações na área portuária, além de fazer especializações e cursos livres.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Quais são as áreas com emprego sobrando no Brasil?
Mundo do Trabalho
Quais são as áreas com emprego sobrando no Brasil?
Brasil é um dos países com maior escassez de mão de obra do mundo – mas isso não vale para qualquer carreira. Veja em quais apostar

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.