PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Qual a diferença entre Comunicação Social e Editoração?

Orientador profissional esclarece

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h30 - Publicado em 25 nov 2013, 14h50

Comunicação Social e Editoração são a mesma coisa? Poderiam me esclarecer as diferenças e explicar a função de cauda um, por favor? Obrigada.

Enviado por Livian

Comunicação social é o campo que lida com a linguagem e a comunicação humana, nos sentidos da clareza, da passagem de informações, na utilização de estratégias de convencimento. Cursos como publicidade, jornalismo, relações públicas, audiovisual, radio e tv são deste campo. Há faculdades que oferecem cada uma destas profissões em cursos identificados pelo nome da profissão desde o início. Outras ainda mantém uma forma mais tradicional: comunicação social – habilitação em relações públicas, por exemplo.

Qual a diferença entre Comunicação Social e Editoração?

O curso de editoração (ou Produção Editorial) é também um curso da área de comunicação social. Este profissional pode se ocupar de uma variedade de atividades ligadas a publicação de obras escritas que vão desde a seleção de textos (o que requer amplo conhecimento dos temas a serem publicados) até odomínio de estratégias de marketing, passando por conhecimentos técnicos relacionados a tradução, diagramação e impressão (como a escolha do tipo e o tamanho da impressão).

Profissionais formados em letras, jornalistas e designers gráficos participam do processo e podem assumir funções gerenciais que seriam típicas do produtor editorial. Outras formações também encontram espaço quando as editoras são relativamente especializadas quanto a seus temas. Por exemplo, há editoras que publicam linhas editoriais relacionadas a temas sociais; nelas cientistas sociais com especializações podem ser chamados a ocupar a editoria.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Outro fator a ser considerado é que a forma de publicação de textos tem passado por mudanças. Muitas publicações “físicas” (livros e revistas em papel) tem perdido espaço para as formas eletrônicas (e-livros, por exemplo), o que indica mudanças ainda não totalmente definidas neste mercado de trabalho.

Há poucos cursos específicos de graduação. A busca de outra graduação como jornalismo ou letrase a especialização em atividades relacionadas a parte do processo editorial de fato se apresenta como possibilidade. No entanto, considere que cada graduação permite o exercício de outras atividades não relacionadas à edição.

Leia mais:
– Vídeo: Saiba mais sobre a carreira de Editoração
– Conheça os 21 cursos de Comunicação e Informação

Publicidade

Qual a diferença entre Comunicação Social e Editoração?
Mundo do Trabalho
Qual a diferença entre Comunicação Social e Editoração?
Orientador profissional esclarece

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 5,99/mês*

BLACK
FRIDAY
Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.