Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

“Qual a diferença entre cursar Marketing e Publicidade e Propaganda?”

Um serve para entender melhor o mercado, o outro, para inventar soluções criativas - mas ambos são parecidos. Entenda aqui.

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 19 jun 2023, 11h29 - Publicado em 15 jun 2023, 13h22

A pergunta desta semana foi enviada pela Isabelly Rodrigues, via Instagram. Quem responde é Daniela Vaneli, Relações Públicas da FourC Learning.

Se você também quiser ter a sua dúvida respondida, mande DM nas nossas redes sociais ou uma mensagem para guiadoestudante@abril.com.br

 

“Qual a diferença entre o curso de marketing e publicidade e propaganda?”

O curso de Marketing e o curso de Publicidade e Propaganda são duas opções de áreas amplas, relacionadas ao campo da comunicação – mas que possuem algumas diferenças em relação ao foco e a abordagens de estudo.

A graduação em Marketing tem como objetivo principal estudar e entender o mercado, as necessidades dos consumidores e as estratégias de negócios. Ele abrange áreas como pesquisa de mercado, comportamento do consumidor, gestão de produtos, precificação, distribuição, comunicação e promoção de vendas. O profissional formado nessa área é capacitado para trabalhar dentro de grandes empresas, por exemplo, ao desenvolver estratégias e ações que visam identificar, criar e entregar valor aos consumidores, promovendo a satisfação e sua fidelização. Ele trabalha com uma visão mais ampla do mercado, analisando a concorrência, tendências e oportunidades para posicionar uma marca ou um produto de forma eficaz.

Continua após a publicidade

+ Procure esses e outros cursos na nossa Busca de Universidades!

Já o curso de Publicidade e Propaganda é mais voltado para a área da comunicação e da criação publicitária. Ele abrange disciplinas relacionadas à elaboração de campanhas publicitárias, criação de peças e mensagens publicitárias, planejamento de mídia, produção audiovisual, redação publicitária, entre outras. O profissional que opta por Publicidade e Propaganda tem repertório para trabalhar na criação e na execução de campanhas publicitárias, dentro de agências, por exemplo, utilizando diferentes mídias e estratégias para alcançar o público-alvo de forma persuasiva. Ele lida mais diretamente com a parte criativa e estética da comunicação, desenvolvendo anúncios, comerciais, jingles, entre outros formatos de propaganda.

Embora exista essa diferença entre os cursos, é importante ressaltar que as áreas estão interligadas e, muitas vezes, colaboram entre si. Profissionais de ambas as áreas podem trabalhar em conjunto para planejar e executar campanhas publicitárias com eficácia, considerando as estratégias de marketing e as necessidades do público-alvo. Além disso, algumas instituições de ensino oferecem cursos que abrangem os dois cursos, proporcionando uma formação mais abrangente e diversificada.

+ 7 carreiras para quem gosta de explorar a criatividade

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

No mercado de trabalho, o profissional formado nessas duas áreas vai acabar trabalhar intensamente com redes sociais e internet. Atualmente além das características “básicas” dessas profissões – como pensar no consumidor, e produzir conteúdo persuasivo – os cursos têm grande foco em estratégias de análise de dados, desempenho em redes sociais, engajamento com o público virtual e anúncios online (que incluem análises de custos, cliques, publicidade programática, entre outros). Hoje em dia, tanto os profissionais de Marketing, quanto os de Publicidade e Propaganda acabam trabalhando totalmente voltados para o mundo digital e para o mercado tecnológico.

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
“Qual a diferença entre cursar Marketing e Publicidade e Propaganda?”
Mundo do Trabalho
“Qual a diferença entre cursar Marketing e Publicidade e Propaganda?”
Um serve para entender melhor o mercado, o outro, para inventar soluções criativas - mas ambos são parecidos. Entenda aqui.

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.