logo-ge

7 carreiras para quem gosta de explorar a criatividade

Nestas profissões, a criatividade será sua maior ferramenta de trabalho

A criatividade é uma característica que pode ser extremamente útil em qualquer carreira. Por mais tradicional que seja a profissão que escolher, a habilidade de pensar de maneiras diferentes e propor uma ideia nova será um grande diferencial.

Mas existem algumas áreas que permitem explorar a criatividade de uma forma mais intensa e nas quais ela será sua maior ferramenta de trabalho. Se você se interessa por profissões desse tipo, que tal conferir a lista que preparamos?

Design Gráfico

O designer gráfico é responsável pela criação de projetos gráficos para publicações, anúncios e vinhetas de TV e internet. Sempre buscando tornar a comunicação mais eficiente e agradável, este profissional escolhe as fontes que serão usadas nos textos, define o tamanho das colunas de uma página impressa, seleciona e padroniza cores e ilustrações, cria grafismos e cuida da programação visual de marcas veiculadas em anúncios e campanhas. 

No campo digital, ele pode elaborar sites, templates, peças criativas com finalidade publicitária e veiculação online e, dependendo das suas capacidades e foco, pode desenvolver ilustrações e vídeos em motion (edição de vídeos animados e com mais elementos).

Design de Interiores

Este profissional trabalha com a ambientação de espaços residenciais e comerciais, levando em conta a estética, o conforto, a funcionalidade e, principalmente, a necessidade e os desejos do cliente. Como ele define os materiais de revestimento e acabamento, a iluminação, as cores e a distribuição de móveis, objetos e obras de arte, o dia a dia de trabalho envolve o contato com arquitetos, marceneiros, pedreiros, pintores e eletricistas. 

O designer de interiores também pode montar instalações temporárias, como feiras e eventos ou estandes de vendas de imóveis.

Publicidade

O publicitário cuida da criação de campanhas e peças publicitárias, desde a apresentação de um produto ou serviço ao consumidor, a maneira que decide promover sua venda até a garantia da boa imagem da marca ou empresa junto ao público.

Além de pesquisar o perfil do público-alvo, levantando dados como idade, escolaridade, renda, costumes e hábitos de consumo, desenvolve a arte de embalagens, cria logotipos para produtos e empresas e produz material promocional impresso, como cartazes e folhetos.

Quem decide seguir essa área também pode escolher a abordagem e os meios de comunicação mais adequados à campanha (anúncios, comerciais de rádio, televisão e cinema, ou banners e em sites); criar os textos e as imagens para a publicidade impressa e roteiros de vídeos para campanhas de TV e internet; sugerir detalhes e coordenar os trabalhos de produção. 

Produção Audiovisual

O produtor audiovisual cuida principalmente da parte técnica de uma produção. Ele opera câmeras e equipamentos de cinema e vídeo, aparelhos de iluminação, sonorização e edição. Também pode elaborar roteiros e compor equipes que produzem documentários e vídeos para cinema, televisão e meios digitais. 

Este profissional viabiliza as gravações ou filmagens, definindo as locações, preparando os equipamentos, montando as imagens ou captando o som.

Arquitetura e Urbanismo

O arquiteto projeta, coordena a construção e organiza casas, prédios, edificações, espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. Obedecendo aos regulamentos legais e às normas técnicas, ele faz a planta, determina os materiais que serão utilizados na obra, considera o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação, a iluminação, a acústica e a manutenção pós-construção. Além disso, deve levar em conta os impactos ambientais que a construção pode causar.

Design de Moda  

Este profissional, especializado no desenho de roupas, estampas e acessórios, é responsável por criar vestidos, calças, joias, cintos, bolsas e calçados, levando em consideração uma série de critérios, além da estética. Para isso, ele precisa se manter constantemente informado sobre os estilos e as tendências de moda.

Como gestor de empresas de confecção, pesquisa o mercado consumidor, estabelece estratégias de marketing e cuida da promoção de vendas do negócio. Na indústria têxtil, cabe a ele fazer a aquisição de matérias-primas, assim como o desenho de estampas. Ele também pode trabalhar no departamento de compras ou prestar assessoria de moda para lojas de grande porte. Nesse caso, o profissional define a disposição dos produtos nas vitrines e escolhe as coleções. 

Artes Plásticas

O artista plástico cria desenhos, pinturas, gravuras, esculturas ou colagens, utilizando elementos visuais e táteis para representar o mundo real ou imaginário. Para produzir suas peças pode usar uma série de materiais, como papel, tinta, gesso, argila, madeira e metais, programas de computador e outras ferramentas tecnológicas. 

Seus trabalhos podem ser expostos em galerias, museus ou lugares públicos, ilustrar livros e revistas. Além disso, por meio de técnicas de animação, editoração eletrônica e digital, o profissional pode produzir vinhetas para TV e sites.