A pergunta desta semana foi enviada pela Isabelly Rodrigues, via Instagram. Quem responde é Daniela Vaneli, Relações Públicas da FourC Learning.
Se você também quiser ter a sua dúvida respondida, mande DM nas nossas redes sociais ou uma mensagem para guiadoestudante@abril.com.br
“Qual a diferença entre o curso de marketing e publicidade e propaganda?”
O curso de Marketing e o curso de Publicidade e Propaganda são duas opções de áreas amplas, relacionadas ao campo da comunicação – mas que possuem algumas diferenças em relação ao foco e a abordagens de estudo.
A graduação em Marketing tem como objetivo principal estudar e entender o mercado, as necessidades dos consumidores e as estratégias de negócios. Ele abrange áreas como pesquisa de mercado, comportamento do consumidor, gestão de produtos, precificação, distribuição, comunicação e promoção de vendas. O profissional formado nessa área é capacitado para trabalhar dentro de grandes empresas, por exemplo, ao desenvolver estratégias e ações que visam identificar, criar e entregar valor aos consumidores, promovendo a satisfação e sua fidelização. Ele trabalha com uma visão mais ampla do mercado, analisando a concorrência, tendências e oportunidades para posicionar uma marca ou um produto de forma eficaz.
+ Procure esses e outros cursos na nossa Busca de Universidades!
Já o curso de Publicidade e Propaganda é mais voltado para a área da comunicação e da criação publicitária. Ele abrange disciplinas relacionadas à elaboração de campanhas publicitárias, criação de peças e mensagens publicitárias, planejamento de mídia, produção audiovisual, redação publicitária, entre outras. O profissional que opta por Publicidade e Propaganda tem repertório para trabalhar na criação e na execução de campanhas publicitárias, dentro de agências, por exemplo, utilizando diferentes mídias e estratégias para alcançar o público-alvo de forma persuasiva. Ele lida mais diretamente com a parte criativa e estética da comunicação, desenvolvendo anúncios, comerciais, jingles, entre outros formatos de propaganda.
Embora exista essa diferença entre os cursos, é importante ressaltar que as áreas estão interligadas e, muitas vezes, colaboram entre si. Profissionais de ambas as áreas podem trabalhar em conjunto para planejar e executar campanhas publicitárias com eficácia, considerando as estratégias de marketing e as necessidades do público-alvo. Além disso, algumas instituições de ensino oferecem cursos que abrangem os dois cursos, proporcionando uma formação mais abrangente e diversificada.
+ 7 carreiras para quem gosta de explorar a criatividade
No mercado de trabalho, o profissional formado nessas duas áreas vai acabar trabalhar intensamente com redes sociais e internet. Atualmente além das características “básicas” dessas profissões – como pensar no consumidor, e produzir conteúdo persuasivo – os cursos têm grande foco em estratégias de análise de dados, desempenho em redes sociais, engajamento com o público virtual e anúncios online (que incluem análises de custos, cliques, publicidade programática, entre outros). Hoje em dia, tanto os profissionais de Marketing, quanto os de Publicidade e Propaganda acabam trabalhando totalmente voltados para o mundo digital e para o mercado tecnológico.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.