Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Qual a diferença entre Engenharia de Alimentos e Nutrição?

Orientador profissional esclarece

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h51 - Publicado em 28 jan 2014, 19h13

Se eu fizer Engenharia de Alimentos poderei trabalhar como nutricionista? Quais são as diferenças entre essas duas profissões?
Enviado por Ana Paula

Qual a diferença entre Engenharia de Alimentos e Nutrição?

Não é possível o exercício das atividades específicas do nutricionista pelo engenheiro de alimentos. A formação em engenharia de alimentos é muito diversa da do nutricionista, o que impede que ele atue nas mesmas atividades.

O engenheiro estuda as características químicas e físicas dos alimentos e dos processos de produção, estocagem, manipulação, acondicionamento, conservação e garantia da qualidade dos alimentos. Pode também trabalhar com a administração geral dos processos tecnológicos e no desenvolvimento de procedimentos e máquinas ligadas à produção de alimentos.

Em síntese, este profissional dirige-se ao aperfeiçoamento de procedimentos técnicos envolvidos na produção de gêneros alimentícios. Sua função é garantir a manutenção das propriedades químicas e físicas dos alimentos. A principal forma de vínculo de trabalho é como empregado de indústrias alimentícias ou órgãos de controle de qualidade de alimentos.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Já o nutricionista se ocupa da assistência alimentar em geral, considerando as propriedades alimentares no consumo cotidiano ou em situações especiais, para pessoas com carências nutricionais ou que necessitam dieta específica. Este é um profissional da área da saúde; cuidado e assistência às pessoas.

O nutricionista coordena a alimentação em instituições diversas como escolas, empresas, hospitais, spas, etc., visando uma alimentação saudável e de acordo com as necessidades das pessoas, inclusive aquelas que passam por dietas específicas em função de atividades esportivas de alto rendimento, em função da idade (crianças ou idosos), distúrbios hormonais, doenças dos rins, do fígado, do estômago, diabetes, hipertensão, etc. Também supervisiona a qualidade e a preparação direta (cozimento, corte, higienização) dos alimentos.

O nutricionista também pode trabalhar como autônomo, consultando pessoas em consultório particular ou em clínicas multiprofissionais (junto a médicos, psicólogos, fisioterapeutas).

Leia mais:
– Faça o teste e veja se Nutrição combina com você!
– Engenharia de Alimentos é uma boa profissão?

Publicidade

Qual a diferença entre Engenharia de Alimentos e Nutrição?
Mundo do Trabalho
Qual a diferença entre Engenharia de Alimentos e Nutrição?
Orientador profissional esclarece

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.