logo-ge

Qual a idade ideal para definir a profissão?

Orientador profissional esclarece

Tenho um neto que vai fazer 14 anos e me preocupa seu comportamento “aéreo”: muito irresponsável com os estudos e com a rotina de casa. Baseio minha pergunta nessa situação. Já é possível, através de teste vocacional, definir a profissão ideal para ele?
Enviado por Anônimo

Consideramos que não há idade ideal para a construção de um projeto de vida que inclua a escolha de uma profissão. Em geral, a sociedade pressiona os jovens a escolher por volta de 17, 18 ou 19 anos. Aí já vai uma dica: 13 anos é uma idade em que queremos descobrir um novo mundo, cheio de novidades tais como o interesse por namoros e o ingresso em um novo nível de ensino. Temos que lidar com o que chamamos de adolescência, assumir novos papéis sociais…

Tente ouvir mais seu neto. As incertezas que a senhora. vê nele talvez sejam reflexo de várias "escolhas" que ele tem tentado realizar. Reverta sua preocupação em presença, sem que haja um objetivo tão determinado como a escolha de uma profissão – para isso ainda há tempo.

Não são escolhas fáceis as de seu neto – a princípio, nenhuma é. Pense também que ele tem uns bons três ou quatro anos para definir sua opção no vestibular. Não adiante uma escolha que requer reflexão e conhecimento que provavelmente ele ainda não tem condições de realizar. Neste caso, apoie-se em sua própria experiência, reflita sobre sua história de vida e identifique como foi importante, necessário ou frustrante ter ou não tempo e com quem conversar sobre o que viria a acontecer em sua vida.