logo-ge

Qual carreira tem mais mercado: Engenharia Química ou Ambiental?

Você pergunta, nossos orientadores respondem

Entre Engenharia Química e Engenharia Ambiental, qual possui maior amplitude no mercado de trabalho? E no caso de Engenharia Ambiental, ela tende a crescer no Brasil?

Gabriela Macedo

Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results 

Oi, Gabriela, 

Engenharia Química como Engenharia Ambiental são carreiras específicas dentro da Engenharia. Ambas têm oportunidades de mercado, mas isso sempre vai depender do que você vai gostar mais. 

É preciso atenção. Seu diferencial e destaque em sua carreira não deve depender do mercado mas sim do que você quer fazer. Uma vez que fazemos o que realmente gostamos, nos dedicamos mais e assim ficamos mais capacitados e felizes, e isso é o resultado final de um profissional competente em sua área. 

A pergunta que você deve se questionar é: o que eu quero fazer em cada uma dessas áreas? Em qual atividade eu vou me sentir mais realizada profissionalmente?

Aproveite e faça uma pesquisa com profissionais que já trabalham nessas duas áreas e pergunte para eles o que mais gostam e o que não gostam tanto. Questione também sobre o mercado. Assim você terá mais subsídios para tomar sua decisão com base em experiências reais de quem já está no meio. 

Boa sorte!

Envie suas dúvidas para nosso canal de Orientação Profissional

People & Results

Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).