logo-ge

Qual curso de Ciências Humanas tem a ver comigo?

Orientador profissional esclarece

Acho interessante a área de Ciências Humanas, já fiz pesquisas sobre todos os cursos dessa área: pensei em fazer Psicologia, porque acho interessante como acontecem as emoções humanas; também pensei em fazer Direito ou Letras; enfim já pensei em fazer vários cursos dessa área, mas não sei o que fazer.

A escolha da minha profissão se tornou um dilema há mais de um ano. Sou muito indecisa em tudo que eu faço e acho que isso atrapalha bastante na escolha da minha profissão. Tenho muito medo de escolher um curso e depois ver que não me identifico. Nunca tive uma orientação profissional, gostaria muito de ouvir como devo escolher a minha carreira.
Enviado por Lorena Cavalcante

A decisão profissional “vai e não vai” mudar sua vida. Por um lado, será mais um passo na construção dela, que já vem ocorrendo desde o dia em que você nasceu. O ser humano está sempre mudando, sempre se refazendo e em cada instante realizando novas escolhas dentre as mais diversas possibilidades – e isto é o que há de mais interessante na vida.

A escolha da profissão é, de fato, uma decisão importante. Mas não fará de você outra pessoa completamente diferente do que é hoje. O que de fato pode ajudar você a escolher um caminho a seguir pode ser a ideia de “coragem”: pense que toda escolha envolve um “ato de coragem”, de assumir a responsabilidade por sua escolha, de enfrentar os desafios – que ocorrerão em qualquer escolha.

É preciso arriscar, enfrentar os desafios que as disciplinas e os conteúdos lhe apresentarão. Ao mesmo tempo em que você encontrará dificuldades, perceberá também que pode dominar conhecimentos e procedimentos que lhe tornarão mais apta a responder às questões que sua profissão lhe apresentar.

Para ajudar na escolha da sua profissão, a tomar esse ato de coragem, procure conhecer bem as profissões que você tem interesse, fale com estudantes e profissionais da área e tente ver qual carreira tem mais a ver com a sua personalidade. 

Leia mais:
– Humanas, biológicas ou exatas – Qual área devo seguir?
– Gosto de matérias de humanas. Que curso devo fazer?