logo-ge

Qual curso devo escolher: Relações Públicas ou Publicidade e Propaganda?

Orientador profissional esclarece

Como escolher entre Relações Públicas ou Publicidade e Propaganda se os dois cursos tão próximos e diretamente ligados?
Enviado por Aisha

No Brasil, adotou-se, no ensino superior, a formação específica do profissional. Alguns outros países adotam a formação mais geral para depois ocorrer à especialização.

Tanto Relações Públicas quanto Publicidade e Propaganda estão dentro de uma grande área denominada de mercadologia, que envolve ainda outras atividades profissionais como o Design de Produto e Gráfico, a pesquisa de mercado (sociólogos, psicólogos), a Administração, entre outros.

Dentro desta grande área, os cursos a que você se refere fazem parte do setor da comunicação com o público – tanto que a formação deles é de Comunicação Social. Apesar disso, eles apresentam diferenças. Enquanto o profissional de Relações Públicas lida mais com a imagem da empresa perante o público externo (consumidores e clientes), o Publicitário trabalha mais com a “venda” direta do produto, cria e divulga campanhas e peças publicitárias que vão apresentar um produto ou serviço ao consumidor.

Para conseguir definir qual é o melhor curso para você, o ideal é tentar imaginar como você deseja a sua vida no futuro. Defina os seus valores pessoais, metas que se deseja alcançar no projeto de vida, ambiente de trabalho e remuneração almejada. Depois disso, tente conhecer ao máximo cada uma das profissões, conversando com profissionais da área.

Leia mais:
– Será que Publicidade é o curso certo para mim?
– Confira o trabalho de um profissional formado em Relações Públicas
– Relações Públicas é o melhor curso para você? Faça o teste!
– Conheça o dia a dia de um publicitário com o programa Na Real