Assine com até 65% de desconto

Qual curso devo fazer para ser político?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h50 - Publicado em 29 nov 2010, 17h35

Gostaria de entrar na política. Qual curso devo fazer? Há algum específico para isso?
Enviado por Haunak Maia Lobo

A carreira política não tem um curso específico. Assuntos de interesse público estão em todas as áreas de conhecimento, como economia, tecnologia, saúde física e mental, segurança, condições de moradia, etc. A propósito, política (ser um político) não é profissão, mas sim função.

Se você analisar o currículo dos políticos que participaram ou participam das decisões de nossos estados e de nosso país, encontrará quem cursou Ciências Sociais (Fernando Henrique Cardoso), Economia (José Serra) e Medicina (Geraldo Alckmin), assim como outros que cursaram Direito, Engenharia ou Administração. E há até mesmo quem não fez curso superior, como o atual presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Para ingressar no campo político é fundamental a participação em agremiações que dirigem seus interesses a políticas públicas, como associações de amigos de bairro, órgãos que defendam direitos profissionais, organizações não governamentais (veja o site da Associação Brasileira de ONGs) ligadas a segurança, direitos humanos, saúde, educação, entre outras necessidades sociais.

Para formalizar qualquer candidatura a cargos eletivos, isto é, para ser eleito como representante dos interesses do grupo que representa é necessária a filiação a um partido político. Para tal, você deve considerar quais valores e estratégias determinado partido defende para alcançar seus objetivos.

Existe um curso de graduação que estuda Política. É o curso de Ciencias Sociais, que possui uma habilitação ou especialização chamada Ciências Políticas. Mas o curso não visa a formação do político, mas estudar a política, suas causas e consequências, seu jogo de forças, etc.

Continua após a publicidade
Publicidade