logo-ge

Qual curso devo seguir: Odontologia ou Medicina?

Orientador profissional esclarece

Sempre quis fazer um curso da área da saúde e estou no 3º período de Odontologia na UFJF. Estou gostando do curso, mas tenho pensando em mudar para Medicina. Estudar o corpo humano, as doenças, me interessam muito e acho fascinante a parte cirúrgica. No curso de Odontologia iria me especializar em cirurgia bucomaxilofacial, uma área que me interessa muito, mais acho que um curso de Medicina seria mais abrangente, enfim, estou muito em dúvida e não sei o que fazer.
Enviado por Ana Clara Sousa

De fato, em termos de tratamentos cirúrgicos, a Medicina oferece maior abrangência, principalmente se a especialidade escolhida for cirurgia geral. Quase todas as outras especialidades médicas também permitem a especialização em cirurgias específicas, como cardiológica, neurológica, etc.

– Veja como é o curso de Medicina

– Saiba mais sobre o campo de trabalho de Odontologia

O primeiro passo é analisar com detalhes e profundidade os elementos envolvidos nessa nova escolha: disponibilidade de tempo para o novo e extenso curso em Medicina, a preparação para o vestibular de maior concorrência e exigência de desempenho entre todas as carreiras, a eventualidade de ter que mudar de cidade em função de não passar no vestibular em localidades mais próximas, entre outros.

Paralelamente, é importante que você tenha clareza dos tipos de intervenção clínica que pode realizar a partir da odontologia por meio de conversas com alunos mais adiantados no curso e com professores que ministram disciplinas da área.

Por fim, considere que em parte sua escolha envolve sempre algum grau de risco, principalmente porque ao escolher um caminho os elementos próprios ao outro serão “perdidos”. Seja qual for sua escolha, deve estar baseada em muita informação e na tomada de um ato de coragem.

Leia mais:
– Odontologia é a sua cara?
– Medicina é mesmo a minha opção?
– Você sabe aproveitar os simulados para o vestibular?