logo-ge

Qual é a área de atuação do engenheiro químico?

Orientador profissional esclarece

Gosto de matemática e química e penso em fazer o curso de Engenharia Química. Mas tenho algumas duvidas em relação a área de atuação. Como engenheira química eu poderei trabalhar em industrias farmacêuticas ou até mesmo meio ambiente? Quais as áreas de atuação desse profissional?

Andressa Schaefer

O engenheiro químico pode atuar em diversas áreas. O profissional cria técnicas de extração de matérias-primas, bem como de sua utilização ou transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, papel e celulose.

Também desenvolve produtos e equipamentos, além de pesquisar tecnologias mais eficientes. Projeta e dirige a construção e a montagem de fábricas, usinas e estações de tratamento de rejeitos industriais. Pesquisa e implanta processos industriais não poluentes, de acordo a normatização e o desenvolvimento sustentável.

Atualmente tem crescido bastante a procura do profissional nas usinas sucroalcooleiras, pois o Brasil já é líder mundial na produção de etanol e pioneiro no estudo do biocombustível. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a demanda é tanta que se prevê falta de profissionais.

O engenheiro químico também é solicitado para atuar na área ambiental, trabalhando com a prevenção e tratamento de resíduos, para que não sobrecarreguem o meio ambiente. O profissional pode, ainda, atuar no setor petroquímico, sendo o responsável por todo o processamento que ocorre depois que o petróleo é extraído do poço, da separação entre gás, óleo, areia e água até a produção de combustíveis e derivados.

Leia mais:
– Veja o dia a dia do engenheiro químico com o programa Na Real!

– Saiba mais sobre o curso de Engenharia Química