logo-ge

Qual é a profissão certa para mim?

Orientador profissional esclarece

Farei vestibular neste ano e não sei o que quero prestar. Quando era pequena tinha o desejo de fazer Moda, mas hoje me sinto completamente perdida. Ainda gosto de Moda, mas também sinto vontade de fazer Artes Plásticas, Gastronomia, Filosofia, Desenho Industrial e Psicologia. Gosto muito de criar, fazer a diferença e o bem. Queria muito uma orientação.
Enviado por Natany Anazario Machado

Seus interesses são bem diversos. Por sua pergunta, sabemos apenas que você deseja “criar, fazer a diferença e o bem”, o que pode ser concretizado em inúmeras profissões, para não dizer em todas.

Uma escolha sempre envolve dúvida – toda vez que temos de escolher algo, nos deparamos com no mínimo duas possibilidades que são igualmente atraentes por motivos diferentes. Escolher significa exatamente resolver esta dúvida. Portanto, é esperado que as pessoas tenham dúvidas e se sintam inseguras quanto a direção a tomar.

Para resolver esse dilema, é necessário conhecer da forma mais ampla possível as possibilidades colocadas. Dedique um bom tempo para uma ampla pesquisa sobre as profissões que você citou.
Utilize as informações dispostas na seção “Profissões e Universidades”, do nosso site e pesquise as grades curriculares dos cursos nas universidades que você tem interesse em ingressar. Conversar com profissionais da área e estudantes também pode ser uma boa forma de conhecer mais sobre os cursos.

Além disso, pensar sobre si também é fundamental. Tente compreender quais são seus interesses, a sua história pessoal, quais recursos de que dispõe e os desafios que queira superar. Por fim, procure analisar o contexto econômico, social e político em que as profissões analisadas estão inseridas.

Leia mais:
– Você consegue lidar com as pressões até o vestibular?
– Será que você é antenado? Faça o teste!
– Você sabe pensar de forma interdisciplinar?