Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Qual Engenharia tem menos tecnologia?

Orientador profissional esclarece

Por Redação do Guia do Estudante Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 jun 2017, 18h16 - Publicado em 17 Maio 2016, 18h23

Gostaria de fazer Engenharia ou algum curso na área de exatas, pois gosto e sou bom em matemática e física. Mas não sou muito ligado à área de tecnologia e não gosto de informática e nem de matérias relacionadas, como programação. Qual Engenharia seria mais indicada no meu caso? E qual outra opção de curso na área de exatas eu poderia fazer?
Enviado por Igor

Qual Engenharia tem menos tecnologia?

A origem da palavra tecnologia é grega e significa estudo (logos) de um oficio, arte ou técnica (tekhne). De outra forma, “tecnologia” se refere à aplicação de técnicas, procedimentos e instrumentos para a pesquisa da realidade e resolução de problemas de questões práticas por meio do embasamento nas ciências. Nesse sentido, as engenharias podem ser caracterizadas como profissões essencialmente tecnológicas.

Como o uso de tecnologias avançadas no sistema produtivo, característica central da chamada “terceira revolução industrial” (a partir de meados do século passado) tem como um dos alicerces a informatização, é natural que você identifique imediatamente tecnologia com informática. De fato, praticamente em todos os setores profissionais a informática está presente como instrumento, como meio, mas não como finalidade; utilizar-se dela não significa dedicar-se a desenvolvê-la, por exemplo, por meio de programação.

Em todas as modalidades de engenharia está presente algum conteúdo ligado a princípios de programação. O engenheiro se utiliza de forma central de modelos matemáticos para a condução de suas atividades, e o uso de programas informatizados opera função central nos dias atuais para a consecução de tais modelos. Em algumas delas este conteúdo é bem mais desenvolvido, como Engenharia da Computação, de Automação, de Sistemas. Outras têm esse conteúdo diminuído, como Engenharia Agronômica, de Minas, de Biossistemas.

Continua após a publicidade

De toda forma, considere que o contato com meios informatizados e eventuais tarefas ligadas a programação em alguma medida podem estar em todas as engenharias. Para maior clareza, pesquise as grades curriculares de tidas as engenharias e identifique os conteúdos das disciplinas (a Universidade de São Paulo disponibiliza esses conteúdos).

Quanto a outras carreiras que envolvem cálculo e física as opções são muitas, como Geologia, Meteorologia, Oceanografia, Geofísica, as próprias Física e Matemática, Astronomia, Nanotecnologia.

Leia mais:
+ Saiba o que faz cada tipo de Engenharia
+ Faça o teste e veja qual área combina mais com você

Publicidade
Qual Engenharia tem menos tecnologia?
Mundo do Trabalho
Qual Engenharia tem menos tecnologia?
Orientador profissional esclarece

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 3,99/mês*

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.