logo-ge

Qual Engenharia tem menos tecnologia?

Orientador profissional esclarece

Gostaria de fazer Engenharia ou algum curso na área de exatas, pois gosto e sou bom em matemática e física. Mas não sou muito ligado à área de tecnologia e não gosto de informática e nem de matérias relacionadas, como programação. Qual Engenharia seria mais indicada no meu caso? E qual outra opção de curso na área de exatas eu poderia fazer?
Enviado por Igor

A origem da palavra tecnologia é grega e significa estudo (logos) de um oficio, arte ou técnica (tekhne). De outra forma, “tecnologia” se refere à aplicação de técnicas, procedimentos e instrumentos para a pesquisa da realidade e resolução de problemas de questões práticas por meio do embasamento nas ciências. Nesse sentido, as engenharias podem ser caracterizadas como profissões essencialmente tecnológicas.

Como o uso de tecnologias avançadas no sistema produtivo, característica central da chamada “terceira revolução industrial” (a partir de meados do século passado) tem como um dos alicerces a informatização, é natural que você identifique imediatamente tecnologia com informática. De fato, praticamente em todos os setores profissionais a informática está presente como instrumento, como meio, mas não como finalidade; utilizar-se dela não significa dedicar-se a desenvolvê-la, por exemplo, por meio de programação.

Em todas as modalidades de engenharia está presente algum conteúdo ligado a princípios de programação. O engenheiro se utiliza de forma central de modelos matemáticos para a condução de suas atividades, e o uso de programas informatizados opera função central nos dias atuais para a consecução de tais modelos. Em algumas delas este conteúdo é bem mais desenvolvido, como Engenharia da Computação, de Automação, de Sistemas. Outras têm esse conteúdo diminuído, como Engenharia Agronômica, de Minas, de Biossistemas.

De toda forma, considere que o contato com meios informatizados e eventuais tarefas ligadas a programação em alguma medida podem estar em todas as engenharias. Para maior clareza, pesquise as grades curriculares de tidas as engenharias e identifique os conteúdos das disciplinas (a Universidade de São Paulo disponibiliza esses conteúdos).

Quanto a outras carreiras que envolvem cálculo e física as opções são muitas, como Geologia, Meteorologia, Oceanografia, Geofísica, as próprias Física e Matemática, Astronomia, Nanotecnologia.

Leia mais:
+ Saiba o que faz cada tipo de Engenharia
+ Faça o teste e veja qual área combina mais com você