Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Qual o melhor curso para uma pessoa comunicativa?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h39 - Publicado em 23 dez 2011, 11h56

Estou com muita dúvida na decisão de qual profissão seguir. Sou muito comunicativa, gosto de crianças, sou ambientalista, tenho espírito empreendedor e interesses (preocupação) na saúde. Daí surge a minha dúvida: qual a melhor área para a minha possí¬vel atuação? Humanas ou Biológicas?
Enviado por Mariane Souza

Procure se afastar da ideia de pré-selecionar entre as áreas chamadas de humanas e biológicas. Esta divisão pouco ajuda na escolha, pois agrupa profissões que, apesar de algumas semelhanças, guardam diferenças importantes.

A existência de interesses muito variados muitas vezes é um fator que coloca duas questões ante o processo de escolha de uma profissão: por um lado amplia a liberdade quanto às diversas possibilidades de os verem contemplados, pelo menos em parte, por muitas profissões.

Por exemplo, você poderia pesquisar Medicina, Gestão Ambiental, Jornalismo, Rádio e TV, Administração, entre muitas outras se partisse de cada interesse elencado. Por outro lado dificulta a busca por uma profissão que sintetize todos os anseios. Você deve considerar esses elementos em seu processo, mas procure realizar uma reflexão mais abrangente e parcimoniosa, “por partes”.

Informe-se sobre todas as profissões inicialmente. Em seguida, descarte aquelas que não exercem nenhuma atração sobre você. Quanto às que restarem (e podem ser muitas), aprofunde-se na pesquisa investigando a grade curricular dos cursos, áreas de atuação; procure entrevistas de profissionais das áreas bem como é o cotidiano de trabalho.

A partir de cada profissão é possível construir roteiros diferentes de vida, relacionados ao tipo de vínculo de trabalho, à atuação mais instrumental ou à pesquisa, aos desenvolvimentos teóricos e técnicos da área, ao tipo de compromisso social que o profissional dedica quanto a quem recebe os benefícios de sua ação, às oportunidades de mercado e campo de trabalho.

A busca de uma síntese possível é, portanto, um ato individual em que quem escolhe assume certas perdas pessoais e os riscos inerentes a todo projeto.

Leia mais:
Humanas ou Biológicas: qual área devo seguir?
Você aproveita corretamente as aulas?

Continua após a publicidade
Publicidade