logo-ge

Qual o primeiro passo para quem quer ser ator?

Você pergunta, nossos orientadores respondem

Olá, como vai? O meu maior sonho é estudar Artes Cénicas, porque meu objectivo é ser ator. Podes me dar algumas dicas?

ĘlindO'h Rey Dos Monogråma

Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results

Oi, tudo bem?

Primeiramente, já te digo: se esse é o seu maior sonho, corra atrás dele com todo seu empenho e dedicação. Isso não quer dizer que não precisará de muito esforço, disciplina e compromisso. Mas a certeza de que estamos indo atrás de nosso sonho já automaticamente deixa tudo isso mais leve.

A primeira coisa que você precisa fazer é procurar um curso profissionalizante que lhe dê o famoso DRT, que é o seu registro profissional de ator. Você tem diversas opções no mercado para isso, desde uma graduação até um curso técnico. Veja o que mais encaixa nas suas possibilidades. A maioria está no eixo Rio-São Paulo, os polos artísticos do país, mas existem outras espalhadas por todos os cantos do Brasil. Apenas fique atento que a instituição seja reconhecida e autorizada pelo MEC.

Tudo sobre Artes Cênicas

Depois do curso que te dará o DRT, você vai precisar criar um portfólio para apresentar em agências, testes etc. Isso será o seu cartão de visitas. Portanto, invista tempo durante a faculdade para criar o seu.

Agora dois detalhes importantes: o primeiro é que como esse mercado é muito disputado e ao mesmo tempo muito atraente, existem muitas pessoas mal-intencionadas. Então desconfie de propostas muito fáceis, glamourosas demais, sem grande esforço. A carreira de ator é como outra qualquer, precisa de muito esforço, suor e estudo, nada virá de graça e o glamour é para poucos.

Isso dá o tom para o segundo detalhe importante: se você quiser essa carreira buscando somente glamour, dinheiro, fama, pense bem! Pense no esforço que você terá que fazer sem saber exatamente se dará certo. Faça essa faculdade somente se você realmente reconhecer que gosta dessa atuação e tem talento pra isso. O restante é só correr atrás!

Boa sorte!

Envie suas dúvidas para nosso canal de Orientação Profissional

People & Results

Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).