Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Que área sigo? Finanças ou Engenharia?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h50 - Publicado em 8 out 2013, 19h08

Estou cursando o primeiro ano do Ensino Médio e buscando uma profissão. Gosto de matemática, por isso penso que posso ir pelos dois caminhos, mas não sei qual é o mais vantajoso. Trabalhando com finanças, que tipos de cursos deverei fazer? Se fizer Engenharia, o salário será proporcional ao tempo gasto nos estudos?
Enviado por Marcelo Prado

Qual o critério que você utiliza para identificar o que seria mais “vantajoso”? A remuneração possível? A remuneração média? A menor competitividade no mercado de trabalho? O tempo de estudo? A possibilidade de realizar atividades ligadas a seus interesses?

Há várias profissões em que uma pessoa pode trabalhar com questões do âmbito financeiro: Economia, Administração, Engenharia de Produção, Ciências Contábeis, Economia Agroindustrial, Comércio Exterior, Relações Internacionais, Gestão Financeira. Da mesma forma a resposta também se torna ampla diante da proporcionalidade entre tempo de estudo e remuneração em engenharia, já que há diversas engenharias e formas diferentes de exercício profissional.

Perceba também que seu interesse por matemática pode encontrar realização em outras profissões, tais como Nanotecnologia, Ciência da Computação, Estatística, Ciência e Tecnologia, Agronomia.

Para que você não realize uma escolha apenas baseada em impressões gerais e em informações superficiais, é necessário um detalhado trabalho de pesquisa. Comece pelo conjunto de profissões elencadas no corpo desta resposta; é possível que outras surjam no meio do caminho. Percorra também outras respostas desta seção do site de forma a identificar outras variáveis importantes para o processo de escolha profissional.

Leia mais:
– Administração é a melhor opção?
 – Gosto de matérias de Exatas. Qual curso devo fazer?
– Já pensou em Engenharia de Produção?

Continua após a publicidade
Publicidade