logo-ge

Que curso devo fazer: Design Gráfico ou Audiovisual?

Orientador profissional esclarece

Gosto de Comunicação e Artes. Tenho dificuldade entre escolher sobre estes dois cursos que apresentam matérias e mercado de trabalho que me interessam. Como fazer essa escolha?
Enviado por Fabio Stoppa

Estas carreiras aproximam-se em parte em função de lidarem com a expressão por meio da imagem. Em grande medida, no entanto as linguagens utilizadas são muito diferentes. A imagem em movimento, o roteiro da história que a sustenta, efeitos técnicos de iluminação e enquadramento, próprios ao cinema ou à tv, se distanciam do traço estático e da manifestação de uma ideia ou imagem típica do desenho. Por outro lado, é possível encontrar áreas de maior contato entre as duas profissões, por exemplo, na animação de desenhos.

Considere todas as características das profissões citadas. Por exemplo, o profissional de Audiovisual habilita-se a dirigir e coordenar programas; lida com a infraestrutura ao produzi-la; escreve roteiros, pode lidar com toda a parte técnica (iluminação, sonorização, montagem) que envolvem uma peça audiovisual.

A carreira de Design Gráfico tem como foco de atuação a comunicação clara e precisa de uma ideia ou mensagem por meio da imagem – em geral – estática. Logotipos, criação de embalagens, distribuição e escolha da aparência de textos em espaços como revistas e jornais e folhetos costumam ser seu maior foco. Com o crescente desenvolvimento das mídias digitais, encontra espaço, ao lado de outros profissionais, na definição da aparência de sites ou em animações.

Considere com qual linguagem gostaria de se envolver, qual dinâmica de trabalho – rotinas, contatos com pessoas, instrumentos utilizados – chamam-lhe mais a atenção. Procure conversar com profissionais das áreas citadas para construir uma imagem mais ampla a detalhada com a qual poderá se identificar.

Leia mais:
– Design Gráfico é a carreira certa para você?

– Audiovisual é a melhor escolha para o seu futuro?